São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2005

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MÚSICA

Montadora norte-americana dispensa o controverso rapper como garoto-propaganda após ouvir o hit "Ass Like That"

Letra sexista de Eminem encerra parceria com a Ford

KATHERINE GRIFFITHS
GENEVIEVE ROBERTS
DO "INDEPENDENT"

A montadora norte-americana Ford encerrou uma campanha de marketing com o rapper Eminem devido ao conteúdo das letras de suas últimas músicas.
"Apenas não era a cara da Ford", um porta-voz da companhia disse, anteontem, em resposta ao hit do cantor "Ass Like That"
A Ford disse que as letras, que incluem um pedido à cantora Gwen Stefani -"Will you pee-pee on me please?" (Faz pipi em mim, por favor?)- e a observação "Britney Spears has shoulders like a man" (Britney Spears tem ombros como os de um homem), foram "além da conta". O refrão tem os versos: "The way you shake it, I can't believe it. I ain't never seen an ass like that. The way you move it, you make my pee-pee go doing, doing, doing" (o jeito que você mexe, não posso acreditar. Nunca vi um traseiro como esse. O jeito que você o move, você faz o meu pipi ficar animado).
A ação é um empecilho para a companhia de Detroit, que está batalhando para aumentar suas vendas. Tudo começou com um pedido de Eminem, um nativo de Detroit, por um novo carro que ainda não estava no mercado para aparecer no videoclipe do single.
A Ford ofereceu um sedã chamado Fusion, esperando que a ação ajudasse a impulsionar a popularidade do carro entre os jovens motoristas de carro.
No entanto, a companhia decidiu que teria que parar por aí. Um assessor da Ford disse: "Não se trata de nenhum problema com Eminem. É apenas porque a canção vai além da conta. Não era a cara da Ford".
A Ford faz carros sob as marcas Land Rover, Aston Martin, Jaguar e Volvo, além de sua própria. A decisão de encerrar o acordo com Eminem pode ter sido influenciada por antigas brigas do cantor com grupos cristãos.
Desde que Eminem, nascido Marshall Bruce Mathers 3º, hoje com 33 anos, surgiu à cena musical em 1999 com o disco "The Slim Shady LP", ele tem recebido aplausos e críticas por suas letras. No ano passado, ele criticou o presidente George W. Bush e seu papel na Guerra do Iraque em "Mosh" e irritou Michael Jackson com a música "Just Lose It", que parodia as acusações de abuso sexual infantil contra o astro pop e sua cirurgia plástica no nariz. Jackson participou de um programa de rádio para registrar seu descontentamento.
"The Slim Shady LP" foi três vezes disco de platina, mas controvérsias rondaram muitas de suas letras. Em "97 Bonnie and Clyde", Eminem descreve uma viagem com sua filha, em que carrega o corpo de sua mulher, seu amante e seu filho. Outra música, "Guilty Conscience", termina com Eminem encorajando um homem a matar sua mulher e o amante.
Seu segundo álbum, "The Marshall Mathers LP", foi indicado ao Grammy. Apesar de ele afirmar que suas letras não são feitas para serem levadas a sério, grupos de direitos gays se opuseram ao uso abundante da palavra "faggot" (bicha) e disseram que ele era um perseguidor de gays.
Enquanto a Ford esperou ter jogado fora sua imagem séria ao se associar a Eminem, as razões para o fim da parceria podem, em parte, terem surgido devido a uma cautela em relação à poderosa American Family Association (AFA). Em março, a AFA iniciou uma campanha para que os consumidores boicotassem a Ford porque ela teria uma agenda "pró-gay" -a companhia iniciou uma campanha para doar US$ 1.000 (R$ 2.350) ao grupo gay e lésbico Glad, se assim fosse pedido por compradores de um Jaguar ou de um Land Rover.


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