São Paulo, segunda, 4 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Deve-se deixar o acaso penetrar a obra"

da Publifolha

Leia a seguir trechos inéditos de uma entrevista exclusiva concedida à Folha em 1994, por ocasião do 80º aniversário do escritor. (EdS)

Ofício de artista
"Gosto de atirar em meus quadros como uma forma de introduzir o fator aleatório. Deve-se deixar o acaso penetrar a obra."
"A vida é um cut-up: quando você olha pela janela, a sua consciência está sendo cortada por fatores aleatórios. Podemos dizer que somos divididos e inseridos em capítulos dentro de nossas vidas."
"Eu tenho pintado há anos, não foi algo que aconteceu subitamente. Mas não tenho nenhuma formação, não sei desenhar nada, sequer uma cadeira. Tudo sai das minhas mãos, é uma pintura automática. Quando se está escrevendo, é inevitável que nós temos que nos deparar com o que está escrito na nossa frente. Mas, quando se pinta, pode-se fazê-lo de olhos fechados."
"Alguém caminha em volta do quarteirão e, ao voltar, transpõe para uma tela o que ele viu e sentiu naquele exato momento. Essa pessoa está sendo atravessada pelo próprio conceito de tempo. Enquanto ela pinta a cena está mudando, e os fatores tempo e mutação estão sempre presentes e em movimento."
Beats
"Os trabalhos de Ginsberg, Kerouac e os meus são muito distintos. Mas as influências mútuas são várias. O título de 'Almoço Nu', por exemplo, foi o Jack quem deu."
Droga e polícia
"Nunca experimentei crack. Nunca consumi algo que fizesse minhas mãos tremerem ou que cortasse meu apetite."
Imagens
"Billie Holiday dizia que só teve certeza de que havia largado o vício quando parou de assistir à TV. Televisão não significa nada para mim. Eu nunca tive necessidade indiscriminada de imagens".
"Quando da primeira exposição de fotografia como arte, na virada do século, os artistas consideraram que aquilo era a morte da pintura. Foi uma conclusão precipitada, claro, mas que forçou os pintores a fazer algo diferente."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.