São Paulo, sexta-feira, 04 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Todd Solondz leva a Veneza "sequência doentia" de "Felicidade"

"Life During Wartime" reúne família Jordan e suas desventuras amorosas

DO ENVIADO A VENEZA

Onze anos depois de vencer o prêmio da crítica no Festival de Cannes com "Felicidade", o diretor Todd Solondz volta aos personagens daquele longa com "Life During Wartime" (vida em tempos de guerra).
É um reencontro com a problemática família Jordan: as irmãs Joy, Helen e Trish -e suas desventuras amorosas não menos caóticas, que agora têm como cenário uma Flórida de plástico, de condomínios e casas padronizados e muitos shopping centers.
Mas um reencontro incomum acontece, já que o diretor mudou tanto personagens quanto todo o elenco. Um exemplo é Allen, o pervertido namorado de Joy, que no primeiro filme era vivido pelo branco Philip Seymour Hoffman, e agora pelo negro Michael K. Williams.
"Quando comecei a escrever, queria estar livre para criar, sem ficar preso aos personagens do primeiro filme", explicou Solondz aos jornalistas em Veneza. "É uma espécie de sequência doentia daquele filme e sobre como o mundo de hoje reflete nesses personagens", completou o diretor.
Doentio ou não, o novo longa não deixa de soar como uma variação sobre o mesmo tema, como se o cineasta estivesse girando em falso.
Surgem na tela os personagens disfuncionais, os diálogos nonsense, o humor ácido -mesmos elementos que apontaram Solondz como uma revelação em "Bem-Vindo à Casa de Bonecas" (1995) e "Felicidade", mas que vêm se repetindo desde então em "Histórias Proibidas" (2001) e "Palíndromos" (2004). (LC)


Texto Anterior: 66º Festival de Veneza: Viggo Mortensen encara apocalipse
Próximo Texto: Venezianas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.