São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NEVERMIND,
20 ANOS

No mês em que o seminal álbum do Nirvana faz aniversário, Ilustrada resgata histórias do disco com o ex-baixista da banda, o fotógrafo e, claro, o bebê da capa

CAROL NOGUEIRA
DE SÃO PAULO

No dia 28 de outubro de 1991, o fotógrafo Kirk Weddle foi chamado pela gravadora Geffen Records para fotografar os membros do Nirvana -Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic-dentro de uma piscina.
Esse foi o segundo e último encontro do fotógrafo com a banda. Antes ele fora o responsável pela icônica imagem do bebê nadando nu da capa do disco "Nevermind", lançado naquele ano.
"A capa com o bebê ficou tão popular que queríamos fotos nossas daquele jeito. Era a nossa marca registrada", disse Novoselic, ex-baixista do grupo, à Folha.
Com o fim da banda, as imagens foram esquecidas no fundo de uma gaveta de Weddle. "Eles nunca gostaram das fotos, mas eu sim", diz.
Neste ano, o fotógrafo viu uma oportunidade de ouro de resgatá-las: o aniversário de 20 anos do álbum que até hoje é cultuado como o último a revolucionar o rock.

ANIVERSÁRIO
Questionado sobre quão difícil é falar sobre o suicídio de Cobain em 1994, Novoselic fugiu do assunto.
"Estamos lançando esses discos sobre como nós fizemos 'Nevermind' juntos...", disse, referindo-se ao lançamento pela gravadora Universal de uma caixa com três CDs e um DVD, no próximo dia 27.
Entre os álbuns há uma edição remasterizada do "Nevermind" original, além de lados B, mixagens alternativas e raridades.
Novoselic faz show tributo ao disco no próximo dia 20, em Seattle (EUA). Grohl não participa da homenagem -estará do outro lado do país tocando com o Foo Fighters.
A renda obtida com o show será revertida para Susie Tennant, relações públicas da gravadora de Seattle, que descobriu em março ter câncer de ovário. "Ela organizou nossa festa de lançamento em 1991. Queria fazer algo por ela", conta o baixista.
Ao contrário de Grohl, bem sucedido em seu projeto pós-Nirvana, Novoselic nunca chegou perto do sucesso após a morte de Cobain e o fim da banda. Após vários projetos musicais fracassados, ele anunciou que deixaria a música em 2003, e se mudou para a pequena cidade de Deep River, em Washington.
No ano passado, participou das gravações do novo disco da banda de Grohl, "Wasting Light": tocou baixo e acordeão na música "I Should Have Known".
"Dave me pediu e eu disse que tudo bem. Foi como nos velhos tempos", diz. A banda se empolgou e acabou ensaiando "Smells Like Teen Spirit" pela primeira vez em 18 anos. "É esse o espírito. Você tem que continuar tocando", afirma Novoselic.

DAVE GROHL, 42
Hoje é líder da banda Foo Fighters, grupo que criou há 16 anos

KRIST NOVOSELIC, 46
Esteve em várias bandas após o fim do Nirvana. Um dos mais bem-sucedidos foi o Eyes Adrift. Também se envolveu em política

COURTNEY LOVE, 47
É vocalista do Hole. Perdeu a custódia de Frances após overdose e a menina ficou sob os cuidados da avó

FRANCES BEAN COBAIN, 19
Tinha 1 ano e 8 meses quando Kurt morreu. Em 2011, fez fotos sensuais para Hedi Slimane

1991
Nirvana lança o disco "Nevermind"

1992
Disco tira Michael Jackson do topo

1993
Nirvana vem ao Brasil e grava fita no Rio

1994
Cobain se mata com um tiro na cabeça

1995
Grohl lança o 1º disco com o Foo Fighters

1996
Courtney retoma carreira no cinema

1997
Novoselic lança disco com Sweet 75

1998
Filme "Kurt & Courtney" investiga o suicídio

1999
"Nevermind" vende 10 milhões de cópias

2000
Foo Fighters ganha o primeiro Grammy

2001
Revista "Rolling Stone" recria capa

2002
Coletânea traz 1ª inédita de Nirvana em nove anos

2003
Após overdose, Love perde a custódia da filha

2004
Novoselic publica seu primeiro livro

2005
Courtney Love recupera a custódia de Frances

2006
Cobain passa Elvis como morto mais rico

2007
Novoselic ganha coluna política em jornal

2008
Novoselic apoia candidatura de Obama

2009
Grohl forma o Them Crooked Vultures

2010
Grohl e Novoselic tocam Nirvana em show

2011
Disco ganha edição de 20 anos


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Análise: 'Nevermind' venceu a barreira entre a cena 'indie' e o 'mainstream'
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.