São Paulo, Segunda-feira, 04 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PRODUTO

Produção é igual à estrangeira, para o bem e o mal


JOÃO LEIVA FILHO
Diretor de Produtos
da "Revista da Folha"

"Eu te Amo" e "Eu Sei que Vou te Amar", de Arnaldo Jabor, chegam com as virtudes e os defeitos da maioria dos lançamentos em DVD. Na caixa dos produtos podemos ler: "Informações especiais: biografias, filmografias, palavra do diretor". Quem não está familiarizado com o DVD pode imaginar que em "biografias" vai encontrar minidocumentários sobre atores e diretor.
Nada disso. "Eu te Amo" traz um minúsculo resumo das carreiras de Sonia Braga, Paulo César Pereio, Vera Fischer, Tarcísio Meira e do próprio Jabor. As "biografias" se limitam a quatro ou cinco frases -literalmente.
No caso de Pereio, a biografia acaba justamente quando a carreira do ator deslancha: "Em 64 é convidado por Ruy Guerra para atuar em "Os Fuzis", iniciando assim uma carreira cinematográfica das mais prolíficas". De útil mesmo, os DVDs trazem as filmografias dos atores e do diretor, o que ajuda o espectador a ter uma idéia de suas carreiras.
O problema, porém, não é uma exclusividade nacional. Muitos lançamentos em DVD se limitam a informações básicas. E que também precisam de binóculos para serem lidas na tela de TV.
O que poderia ser melhor aproveitada é a apresentação dos filmes. Uma reportagem, uma resenha ou uma entrevista com o diretor cairiam bem. Seria uma oportunidade de mostrar ao espectador, com algum didatismo, o processo de criação dos filmes.
O que vemos, porém, é o próprio diretor apresentando, em menos de 1 minuto, cada uma das obras. Tempo apenas para Jabor definir com um ou dois adjetivos seus filmes e lembrar que eles foram um "sucesso de público".
De positivo, além das filmografias, a qualidade de som e imagem, sabidamente superiores às do vídeo. E a bem-vinda chegada do cinema nacional ao DVD.


Texto Anterior: Vídeo/lançamentos: Jabor estréia DVD nacional
Próximo Texto: As histórias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.