São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2000

Texto Anterior | Índice

Segundas linhas têm stars e românticas

DA ENVIADA A MILÃO

Tradicionalmente, em Milão, o domingo é o dia das segundas linhas, que são as mais baratas e joviais dentro de grandes linhas.
D&G, de Dolce e Gabbana, é a primeira, sob o tema "D&G Love", expresso num grande coração de néon na sala de desfile, decorada com sofás e pufes dourados, com garrafas de champanhe e a plaquinha: reservado. Suas meninas são capitus sem culpa, divertindo-se com vestidos sexies, com estampas de moedas, dólares e até um cafonérrimo (no bom sentido) desenho néon anos 80.
O futurismo 80 vem nas estampas do vestido apertado de Gisele Bündchen, mas a silhueta é a das pin-ups italianas. A frase na t-shirt (escrita em cristal, claro) assume: "Porque eu valho". Las Vegas e a cowgirl clonada de Madonna explicam a coleção: símbolos do luxo e da riqueza "barateados", transcritos com uma ironia que lembra a debochada época do também italiano Moschino -não por acaso, os anos 80.
Pense em leggings, jaquetas de couro, saltos, strass e rebolado e você tem a idéia toda. Perto do final, uma entrada de "stocking boots" (legging-bota), top cruzado e um megalaço no pescoço. As meninas já vêm para presente.
Corta para o romantismo consciente da Philosophy de Alberta Ferretti. Tons de tabaco, marrom e camelo, em vestidos de náilon de cintura alta, tipo império, ou de couro. Nos pés, sandálias baixinhas ou plataformas no tamanco. A feminilidade explícita vem nos pespontos grandes, na faixa de cabeça grossa, na sianinha que é cinto, nos lacinhos e pregas.
Vamos agora para o mundo de ostentação de Donatella Versace. No seu galpão, com luz de cinema, arquibancada para (pelo menos) 2.000 pessoas, passarela de madeira clara e telões em que o logo da marca se desenha, multicor.
A coleção da Versus é simples e leve. O ponto forte são os vestidos para o dia, acompanhando o corpo em tecidos como o jérsei de seda e cetim, ou soltos, libertando a cintura. As cores da coleção são off-white, lilás, mauve (um rosa clarinho), champanhe e café.
Completando, sandálias de tiras plásticas, obrigatórias até aqui, na estação, e acessórios como óculos azuis de starlet e pingentes de pedras quadradas no pescoço. (EP)


Texto Anterior: Moda: Prada prenuncia era de austeridade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.