São Paulo, sexta-feira, 04 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conspiração do barulho

Beth A. Keiser - 29.ago.2002/Associated Press
A banda sueca The Hives, em apresentação no MTV Video Music Awards realizado em agosto deste ano; o vocalista Pelle Almqvist afirma que o grupo deverá vir ao Brasil em 2003, já com o novo disco



O quinteto The Hives, que deve tocar no Brasil em 2003, acusa a antiga gravadora de ter favorecido outros grupos e fala sobre Randy Fitzsimmons, o misterioso "sexto elemento" da banda


DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O caminho da fama é um mistério. Sempre haverá aqueles que recebem os louros por, de uma forma ou de outra, trazerem algo de novo ao panorama do pop mundial. O quinteto sueco The Hives tem feito o contrário: vem trilhando o sucesso tocando o punk trintão e desencanado de Sex Pistols, Stooges e Television.
Dona de um contrato estimado em 7,5 milhões de libras com a Universal, a banda enfrenta atualmente séria disputa judicial com sua antiga gravadora (leia abaixo), a também sueca Burning Heart, pela qual lançou seus dois álbuns, "Barely Legal" (97) e "Veni, Vidi, Vicious" (00).
Não bastasse isso, os Hives garantem ainda que não são responsáveis pelo que tocam e cantam por aí: tudo seria obra de um misterioso guru chamado Randy Fitzsimmons, que teria enviado, em 1993, uma carta para cada integrante indicando hora e local para que se encontrassem e cumprissem sua primeira missão, montar uma banda de rock, como diz o vocalista "Howling" Pelle Almqvist.

Folha - Uma das principais marcas do The Hives parece ser um certo despojo na composição e na execução de suas músicas.
"Howling" Pelle Almqvist -
Esse é o jeito que tem que ser feito. Mas não é tão relaxado quanto parece. Dá trabalho fazer um som que pareça uma porcaria (risos).

Folha - Depois de vocês, as pessoas parecem estar notando outras bandas da Suécia, como Hellacopters, Division of Laura Lee...
Almqvist -
Sempre houve muitas bandas aqui, mas tem ficado mais fácil que elas entrem no mercado internacional. Talvez tenhamos uma parcela de culpa nisso tudo. Tem tido muito executivo de gravadora que vem conhecer as bandas só por elas serem suecas.

Folha - O que levou vocês a romperem com a Burning Heart?
Almqvist -
Eles sempre promoveram as outras bandas mais do que a gente. Eles sempre promoveram mais o The (International) Noise Conspiracy. Mas não é essa realmente a razão por que saímos. Eles fizeram várias coisas sem perguntar para a gente.

Folha - Vocês não teriam que lançar mais um pela Burning Heart?
Almqvist -
Isso não é verdade. Eles acham que tínhamos, mas nós achamos que não. E agora vamos acabar no tribunal. Sei que vamos ganhar.

Folha - Vocês têm tido apoio da Universal nessa questão?
Almqvist -
Nós vamos fazer o álbum por conta própria, e a Universal só vai distribuir.

Folha - Quem é Randy Fitzsimmons? O "New Musical Express" fez uma reportagem dizendo que seria o guitarrista da banda...
Almqvist -
Não é o Nicolaus [Arson". Você nunca vai vê-lo, ele não está na banda.

Folha - Por que vocês usam o nome de Randy nas composições?
Almqvist -
Porque foi ele quem as escreveu.

Folha - Vocês se vêem com que frequência?
Almqvist -
Nós o vemos de tempos em tempos, mas em outros lugares. Ele não gosta dos ensaios.

Folha - Onde vocês se encontram, num pub?
Almqvist -
Não, é segredo. Até porque só há um pub em Fargester e, se dermos o nome, as pessoas irão atrás dele.

Folha - Ele é algum tipo de criminoso de guerra?
Almqvist -
Não (risos). Ele só quer permanecer anônimo, não quer fama, por isso nós existimos.

Folha - Diante do contexto atual, vocês continuam tocando "The Hives Declare Guerre Nucleaire"?
Almqvist -
Qualquer um com um cérebro vai entender que não tem nada a ver. Alguns americanos podem ficar bravos, mas as pessoas ficam bravas com a gente por qualquer motivo.

Folha - Vocês vêm tocar no Brasil?
Almqvist -
Vamos assim que terminarmos o disco novo. Tivemos a oferta, mas precisamos esperar.

Folha - E vocês já estão compondo as músicas?
Almqvist -
Sim. Acho que o Randy está.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.