São Paulo, terça-feira, 04 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Walmor Chagas afirma que ator deve saber a hora de sair de cena

Artista participa de estreia da série especial 'Grandes Atores'

LUCAS NEVES
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Nada de pílulas de sabedoria endereçadas a atores iniciantes ou considerações ternas sobre a maturidade. A velhice, para o ator Walmor Chagas, 81, é uma antagonista solitária, amarga e melancólica.
Nos primeiros instantes da entrevista que vai ao ar hoje, na estreia da série "Grandes Atores", instado a dizer "por onde anda", ele lança mão de secura pungente: "Com 80 anos, principalmente".
Na sequência, comentando suas aparições bissextas nos últimos anos, dirá que passou a se sentir deslocado no circuito das artes e que um ator deve saber a hora de sair de cena. "É como um atleta: tem um período de auge, depois começa a decair." E alfinetará com elegância as colegas de profissão (objeto da série anterior, "Grandes Atrizes") que saúdam os benefícios da "melhor idade". "Estão mentindo. Aquilo [a disposição] é cinco minutos, para a câmera. À noite, quando deita, como funciona? Não sei se elas estão mesmo fazendo os grandes papéis da vida aos 80 anos, não."
Ainda sobra tempo para lembrar em detalhes a despedida da atriz Cacilda Becker (1921-1969), sua mulher por 12 anos, que teve um aneurisma no intervalo de uma matinê de "Esperando Godot".
É a deixa para arrematar com um elogio do teatro: "Só ele te deixa numa situação de psicanalista e paciente, de não poder mentir."

NA TV
Grandes Atores
Estreia da série especial
QUANDO hoje, às 23h30, na Globo News
CLASSIFICAÇÃO não informada


Texto Anterior: Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez: Com Rafinha, 'CQC' ia perder anunciantes
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.