São Paulo, terça-feira, 04 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em Curitiba, peça é encenada em trem

Baseada em "Assassinato no Expresso do Oriente", de Agatha Christie, "O Enigma"encerra temporada hoje

Espectador é instigado a descobrir quem é o assassino; o melhor palpite ganha uma viagem como prêmio


ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

As cortinas não precisam se abrir, nem as luzes se apagar para que o espectador da peça "O Enigma" se sinta envolvido pelo espetáculo. Para tanto, basta chegar até o lugar da apresentação: uma estação de trem.
Lançada no ano passado pela companhia EnCena, a peça ingressou, em agosto, no calendário permanente de atrações teatrais de Curitiba graças a uma parceria com a empresa que opera os trens turísticos do Estado.
Inspirada no livro "Assassinato no Expresso do Oriente", de Agatha Christie (1890-1976), a peça é encenada em um trem de luxo, que vai de Curitiba a Paranaguá.
Na apresentação, o público não vai além dos limites da ferroviária -o trem "quebra" e todos são convidados a descer até a oficina, onde acontece a cena final.
A ideia, como em um clássico policial, é descobrir quem é o assassino, tarefa para a qual o público é convidado e à qual se dedica desde a chegada, com a leitura de um jornal que noticia o crime e dá as primeiras pistas.
Mais do que suspense, a peça aposta no humor. "A ideia não é fazer algo pesado", conta o autor e diretor Juscelino Zilio. Em experiência anterior, a companhia encenou um espetáculo sobre um serial killer dentro de um mercado de antiguidades. Alguns espectadores passavam mal e tinham que ir embora.
Em "O Enigma", os personagens, quase caricatos, jogam suspeitas uns sobre os outros, inclusive sobre o público, que é convidado a interagir o tempo todo.
Quem dá o palpite mais próximo à solução do crime ganha uma viagem de Curitiba para Morretes, no litoral paranaense. De trem, claro. Nesta temporada, a peça tem uma última apresentação hoje. Ano que vem, preveem-se outras 30 apresentações bancadas pela lei de incentivo da prefeitura local.

O ENIGMA
QUANDO hoje, às 21h
ONDE Rodoferroviária de Curitiba (av. Presidente Afonso Camargos, 330, tel. 0/xx/44/ 3888-3488)
QUANTO R$ 50
CLASSIFICAÇÃO livre


Texto Anterior: João Pereira Coutinho: Casamentos e infidelidades
Próximo Texto: Evento: Folha promove leitura dramática de monólogo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.