São Paulo, Quinta-feira, 04 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL DE ACAPULCO
Produção local tem amostra no evento
México também faz contato com a França

da Redação

Durante alguns dias do ano, Acapulco passa a lembrar, para quem pensa em cinema, algo mais do que o cenário de um dos filmes de Elvis Presley. Em 99, os dias são 10, 11, 12, 13 e 14 de novembro, durante os quais acontece o 4º Festival de Cinema Francês da cidade, exibindo produções recentes.
A mostra, que tem por sede o balneário desde 96, é uma das que a Unifrance, associação criada há 50 anos, realiza para promover o cinema francês.
Para esta edição estão programados 14 longas franceses e quatro mexicanos, além de dez curtas-metragens (seis da França e quatro do México). Um evento comercial paralelo exibirá mais de 40 outros filmes, de ambas as nacionalidades.
Entre os franceses, destacam-se o novo longa de Régis Wargnier -diretor de "Indochina" (91)-, "Est-Ouest" (Leste-Oeste), que fala da trágica repatriação de russos fugidos para o Ocidente, promovida por Stálin em 1946, e "Les Enfants du Siécle" (Os Filhos do Século), de Diany Kurys, sobre a relação entre os escritores George Sand (a estrela Juliette Binoche) e Alfred de Musset (Benoît Magimel).
Um dos atrativos do festival de Acapulco é convidar, para debates após as sessões, participantes dos filmes que mostra.
Estarão lá, entre outros, Wargnier, Bruno Dumont (cujo filme "A Humanidade" foi exibido este mês na 23ª Mostra Internacional de Cinema de SP), Catherine Breillat e Caroline Ducey, diretora e protagonista do comentado "Romance", que passou por aqui em agosto.
Em julho de 99, São Paulo também teve uma mostra da Unifrance. O destaque foi o premiado "A Vida Sonhada dos Anjos", primeiro longa de Erick Zonca, que entraria em circuito, com sucesso, no mês seguinte.


Texto Anterior: Cinema: BH aproxima o Brasil do cinema francês
Próximo Texto: Mostra de Cinema - "O Einstein do Sexo": Fita traz gênese dos movimentos de liberação gay
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.