São Paulo, sábado, 04 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volume reúne visões do Brasil por fotógrafos alemães do século 19

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O pesquisador, historiador e fotógrafo Pedro Karp Vasquez lançou nesta semana o livro "Fotógrafos Alemães no Brasil do Século 19", que apresenta 150 imagens - algumas inéditas -, realizadas por fotógrafos alemães que estiveram no país no século passado.
A catalogação das obras em acervos brasileiros e alemães custou ao pesquisador mais de cinco anos de trabalho. O resultado é uma edição histórica, cujos registros e textos em português e em alemão trazem informações detalhadas sobre o assunto.
Entre os fotógrafos, estão Alberto Henschell, autor de um célebre cartão-postal com a foto de d. Pedro 2º, feito em 1875, e Mauricio Lamberg, que registrou uma paisagem da promissora cidade de Recife (PE), em 1885. O leitor encontra ainda trabalhos de Albert Richard Dietze, Napoleão Bautz, Jorge Henrique Papf, Augusto Stahl, Franz Keller, August Frisch e Otto Louis Niemeyer.
Esses artistas migraram para o país em uma época extremamente receptiva. O imperador d. Pedro 2º, além de ser colecionador e amante da fotografia -tendo adquirido uma câmera logo após o anúncio oficial da invenção, em 1840-, promovia as belezas naturais brasileiras e convidava fotógrafos para vir ao país, caso de Revert Klumb, que foi chamado para a inauguração da estrada União e Indústria, em 1861.
Um dos destaques do livro são as imagens encontradas em museus alemães, o Reiss Museum, em Manheim, e o Institüt für Landerkunde, em Leipzig.
Outro ponto importante é a análise da fotografia e de sua formação no Brasil, suas influências e a comercialização que, segundo Vasquez, era restrita aos centros urbanos, como Recife, Salvador e a sede da corte, no Rio.
"A influência dos fotógrafos alemães foi tão profunda que não é de forma nenhuma um exagero afirmar que a fotografia brasileira seria muito menos expressiva e criativa sem a presença deles", explica Vasquez.
Nas últimas dez páginas do livro, o leitor encontra biografias e relatórios detalhados dos fotógrafos alemães do Brasil oitocentista, incluindo os fotógrafos do Brasil contemporâneo, como Hildegard Rosenthal e Alice Brill, que chegaram ao país na década de 30, fugindo da guerra, e ainda Hans Gunther Flieg, Freddi Kleemann e Claus Meyer.
Esse é o 13º livro de Vasquez, cujas outras obras são sobre a história da fotografia, como "Mestres da Fotografia no Brasil: Coleção Gilberto Ferrez" (1995).


Livro: Fotógrafos Alemães no Brasil do Século 19 Editora: Metalivros (tel. 0/xx/11/3672-0355) Quanto: R$ 80 (204 págs.) Patrocinador: Dresdner Bank Brasil

Texto Anterior: Livros/Lançamentos - "Fio Terra": Poeta extrai riqueza da recusa
Próximo Texto: Resenha da Semana - Bernardo Carvalho: Estranha metafísica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.