São Paulo, domingo, 04 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo se repete em nova novela das 6

"Desejo Proibido", trama de Walther Negrão que estréia amanhã, mistura história de época e misticismo

DA REPORTAGEM LOCAL

Sabe aquela maria-fumaça que chega à estação do interior trazendo os mocinhos em roupas do início do século passado? Pois o telespectador assistirá mais uma vez a essa cena batida, em "Desejo Proibido".
A novela das seis, que estréia amanhã, é mais um exemplar do processo de autoclonagem pelo qual a TV Globo passa nesse horário das 18h: novelas de época açucaradas, com núcleos de humor, crianças e toques de religiosidade/misticismo.
As novelas-clone, antes bem-sucedidas no Ibope, agora não são garantia de audiência. "Eterna Magia", que terminou na sexta, patinou. Em sua última semana, registrava média de 25 pontos. Algumas antecessoras chegavam aos 40.
Desta vez, a trama é assinada pelo veterano Walther Negrão, autor de "Pão Pão, Beijo Beijo" (1983) e "Tropicaliente" (1994).
A Folha perguntou ao novelista por que a Globo mantém a auto-clonagem às 18h, em vez de tentar a renovação. Ele respondeu por e-mail: "O que conta é uma boa história, independentemente da época em que se passa. E sei que temos uma boa história, um bom elenco, ou seja, uma boa novela."
Negrão conta que a trama se passa nos anos 30, "um momento fervilhante não só no Brasil e no Triângulo Mineiro, onde a novela é ambientada, mas no mundo". "A quebra da Bolsa de Nova York, que refletiu em nossa economia tão centrada na exportação do café, a tomada do poder por Getúlio Vargas e a ascensão de Hitler, na Alemanha, são acontecimentos desse período agitadíssimo", contextualiza Negrão.
"Parece que o telespectador irá assistir a uma novela pesada. Muito pelo contrário. Não pretendo fazer um tratado de época nem apresentar uma história cinzenta. A época da novela funciona como um pano de fundo, mas o grande foco está no enredo, que vem com muito romance, humor, vilanias e disputas familiares", afirma o novelista.
"Desejo Proibido" contará a história de um religioso, Miguel (Murilo Rosa), que estuda o caso de uma santa milagrosa que fica dentro de uma gruta. Ela teria salvado a vida de Laura (Fernanda Vasconcellos) em seu nascimento. A menina foi encontrada por Ana (Letícia Sabatella) em um cesto, e se tornou sua filha adotiva. Sua mão é prometida ao playboy Henrique (Daniel de Oliveira, em sua primeira atuação como vilão de telenovelas).
Laura acaba se envolvendo com Miguel, que fica na dúvida entre o amor e a batina.
A matriarca Cândida (Eva Wilma) é a grande vilã da história. O elenco conta ainda com José de Abreu, Lima Duarte, Laura Cardoso, Marcos Caruso, Sérgio Mamberti e outros.
A ex-miss Grazi Massafera volta às novelas após sua estréia em "Páginas da Vida". Ela será Florinda, casamenteira filha do prefeito Viriato, interpretado por Lima Duarte.
(LAURA MATTOS)


Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: Bia Abramo: Vila Sésamo segue em forma aos 38 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.