São Paulo, quarta, 4 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA - FESTIVAL
Maratona alternativa começa hoje em NY

da Redação

O mais importante evento da música alternativa mundial atingiu a sua maturidade. Começa hoje, em Nova York, a 18ª edição do CMJ Music Marathon, MusicFest & FilmFest, que reunirá, até sábado, mais de 8.000 representantes da indústria fonográfica e artistas do chamado mercado alternativo.
Serão 1.000 bandas que farão shows em 60 clubes espalhados pela cidade, haverá cerca de 60 debates sobre assuntos relacionados ao mercado independente e serão exibidos cinco filmes que abordam a música.
Para participar do festival, os grupos interessados devem mandar seus trabalhos para serem selecionados pela organização do evento. O grupo brasileiro Karnak chegou a ser aprovado, mas, por ter de arcar com as despesas de viagem, acabou não embarcando.
Neste ano o evento vai contar com o brasileiro Vinícius Cantuária, que lançará um disco pelo selo Verve, e com o DJ Soul Slinger, dono do selo Liquid Sky Music.
Esse último faz parte do mercado de música eletrônica, que ganhou uma fatia maior no festival. Estarão participando do evento Talvin Singh, Orbit, Josh Wink, Dee Jay Punk-Roc, Deep Dish, Coldcut, Alec Empire (do Atari Teenage Riot), Automator e Alex Gifford (do Propellerheads) e Meat Beat Manifesto, entre outros.
Mas o rock alternativo, apesar de perder cada vez mais público para os estilos eletrônicos, continua a ter um papel importante no CMJ.
Os destaques entre os shows desta 18ª edição ficam para Afghan Whigs, Dub Narcotic Sound System, Buffalo Daughter, Cardigans, Type O Negative, Morphine e Man or Astro-Man?, que tocará no Brasil no final deste mês.
Os pontos altos das apresentações devem ficar por conta dos representantes da música alternativa experimental, como o tecladista dos Beastie Boys, Money Mark, os grupos Asian Dub Foundation, Mercury Rev, Mogwai e Placebo, os produtores Dust Brothers e o japonês Cornelius, que tocou todos os instrumentos de seu álbum "Fantasma", lançado neste ano.
A música que toca no meio universitário norte-americano, conhecida por college music, volta a ganhar peso no CMJ 98 em debates que tratarão de assuntos como o papel das rádios universitárias no cenário alternativo.
Haverá ainda discussões sobre direitos autorais, produção de trilhas sonoras, vendas pela Internet e distribuição independente.
Entre os filmes, será exibido um dos destaques da última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa "Velvet Goldmine".
A rádio Brasil 2000 FM, de SP, estará transmitindo três boletins diários durante o evento. (LF)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.