São Paulo, sexta, 4 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas brigam nos bastidores do projeto

da Reportagem Local

Os bastidores de "Heróis Renascem", na época de sua produção nos EUA, foram quase tão agitados quanto as aventuras que saíam nas revistas.
Quando o projeto foi anunciado, Jim Lee e Rob Liefeld, dois dos membros fundadores da Image, editora concorrente da Marvel Comics, foram recriminados por voltar à antiga casa. Os artistas fundadores da Image eram vistos como a resistência às duas grandes editoras, Marvel e DC Comics.
Lee, em tom diplomático, disse que amava os personagens e que só recusaria a proposta da Marvel de desenhá-los se fosse louco. Liefeld herdou a revista "Capitão América" de Mark Waid, que conseguira tornar o Capitão América popular novamente. A revista "Marvel 98" publicou essas histórias neste ano.
Quando as revistas foram lançadas, embora desaparecessem das lojas, receberam críticas negativas. O Quarteto Fantástico, por exemplo, condensou quase um ano da série original, escrita por Stan Lee, em 1961, em apenas quatro revistas. Resultado de uma edição deficiente: Liefeld brigou com os roteiristas das duas revistas sob seu controle, Chuck Dixon ("Capitão América") e Jim Valentino ("Os Vingadores").
Meses depois do início do projeto, Liefeld também se desentendeu com seus companheiros da Image. Foi expulso da editora e demitido pela Marvel. Lee herdou os projetos de Liefeld e levou para seu estúdio as revistas "Capitão América" e "Os Vingadores".
Como resultado, lançou uma história especial em que os personagens de seu estúdio, Wildstorm, encontravam os da Marvel. Essa história não deve ser publicada no Brasil, segundo Claudio Carina, editor de projetos especiais da Abril Jovem. (AM)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.