São Paulo, sexta, 4 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WHAT'S COOKING
"Os Reis do Mambo' e a culinária cubana

RITA LOBO
Colunista da Folha

Durante os últimos meses o filme "Os Reis do Mambo" deve ter passado uma dezena de vezes num desses canais do cabo. Era só ligar a televisão e lá estava Antonio Banderas cantando "Beautiful Maria of My Soul". Em partes, acabei assistindo ao filme inteiro -menos pelo Banderas e mais pela trilha sonora, que chega a ser sugestiva. Apesar de o filme se passar nos EUA, Célia Cruz e Tito Puentes dão o tom.
Fiquei com vontade de ir a Cuba, é agora ou nunca! Até quando Cuba será o último país comunista? E dia 2 de janeiro será comemorado os 40 anos da revolução -por que não passar o réveillon por lá? Virou idéia fixa. E a partir daí Cuba passou a me perseguir.
Folheando uma revista de gastronomia inglesa, aliás, uma das melhores publicações do gênero, a "Food Illustrated", dei de cara com um mojito, bebida feita de rum e hortelã que parece ser a caipirinha deles. Nas páginas seguintes uma matéria sobre a culinária cubana e seus "paladares", os restaurantes caseiros onde arroz com feijão é o prato principal.
Mais tarde me contaram que "paladares", a denominação, saiu de uma novela brasileira em que a Regina Duarte tinha um bufê, ou algo parecido, cujo nome, adivinhe... era Paladares. Dá para acreditar? E o trailer daquele filme das formiguinhas em que elas dançam embalados ao som de "Guantanamera"!
Encontrei na edição de junho de 95 da "The World of Interiors", outra revista inglesa, essa de decoração, uma lista de livros para quem estiver a caminho de Cuba, além de uma matéria do Museo de Arte Colonial, na "Old Havana".
Caso Cuba também esteja perseguindo você, aqui vai a lista dos livros para facilitar ou inspirar a sua, ou melhor, a nossa viagem: "Cuba: Traveller's Survival Kit", por Simon Calder e Emily Hatchwell (ed. Vacation-Work); "Cuba in Focus: A Guide to the People, Politics and Culture", por Simon Calder e Emily Hatchwell (ed. Latin American Bureau); "Odyssey Illustrated Guide to Cuba", por Andrew Coe; e "Old Havana, Cuba", por Nicholas Sapieha (ed. Tauris Parke Books).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.