São Paulo, sexta, 4 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Manhattan é uma ilha pequena'

da Redação

A tecladista Yuka Honda é a responsável pela parte sonora do Cibo Matto, que agradou os ouvidos da crítica especializada em música nos quatro cantos do planeta.
Ela é também a atual namorada do filho caçula do beatle John Lennon, Sean Lennon, que acompanha o Cibo Matto como baixista.
Na entrevista a seguir, ela fala um pouco de seu relacionamento com o herdeiro de John Lennon e sobre a sua paixão pela música brasileira, forte influência no som do Cibo Matto. (LF)

Folha - É verdade que você trabalhou com Caetano Veloso?
Yuka Honda -
Estaria exagerando se eu dissesse que trabalhei com ele. Estava tocando com Arto Lindsay na Inglaterra, onde ele e Caetano cantaram juntos, e nós tocamos a música para eles. Então, eu tive a honra de tocar com ele, mas não foi um trabalho. Foi o momento mais glorioso da minha vida. Não falei com ele, estava muito nervosa com o fato. Para mim já era uma honra estar dividindo o mesmo palco. Nunca imaginei que um dia tocaria com ele.
Folha - Você ouvia música brasileira no Japão?
Honda -
Ouvia, mas só comecei a me interessar de verdade depois de trabalhar com Arto. Foi só depois de me mudar para Nova York e de entrar para a música que comecei a prestar mais atenção à música brasileira. No Japão, nós gostamos muito da música brasileira, soa muito nostálgico, algo próximo de nossa cultura.
Folha - Por que gravar "Águas de Março", de Tom Jobim, no EP "Super Relax"?
Honda -
Além de ser muito bonita, é uma canção desafiadora. Tom Jobim pode soar muito simples, mas, se você ler as partituras, verá que é bem complicado tocar suas músicas. Foi um desafio que quis superar. Não há muitas músicas no mundo tão perfeitas como essa.
Folha - Como você entrou em contato com a cena underground nova-iorquina?
Honda -
Moro em Nova York há 13 anos. Quando cheguei, morava com um músico de jazz, meu antigo namorado. Então, entrei em contato com os músicos de jazz do centro. Em Nova York todo mundo se conhece. Manhattan é uma ilha pequena. Uma vez que você conhece alguém, passa a conhecer todo mundo.
Folha - E como você conheceu Sean Lennon?
Honda -
O Cibo Matto foi convidado para fazer um remix de uma faixa do disco "Rising", da Yoko Ono. Ela gostou do remix e nos convidou para almoçar em sua casa. Ela disse: "Vou convidar o Sean". Foi como nos conhecemos.
Folha - É difícil manter um relacionamento com alguém que é famoso desde que nasceu?
Honda -
Foi certamente uma coisa à qual eu não estava acostumada. Tive de me habituar. Mas isso é sempre o mesmo, com todo namorado que eu tenho. Sempre que você começa um relacionamento, há algumas diferenças com as quais tem de lidar. Há sempre algo novo, que você nunca havia encarado. Com o Sean foi assim.
Folha - Por que vocês escrevem tantas letras sobre comida?
Honda -
Sempre me interessei por comida, a cultura gastronômica e as relações entre as pessoas e a comida. A comida tem um significado muito forte na vida humana, não podemos viver sem ela, e é uma coisa que se torna parte de você.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.