São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jamet filma retratos para descobrir vida

DA REDAÇÃO

"Portraits Dansés" (Retratos Dançados) é uma exposição: um percurso através de coreografia e vídeo, aliando o trabalho de bailarinos profissionais e amadores, de classe social, idade e países diferentes. Jamet já percorreu oito países -França, Itália, Brasil, Estados Unidos, Burkina Faso, Marrocos, Vietnã e Japão.
Onde esteve, filmou em torno de 20 retratos, para descobrir em cada indivíduo o foco de vida, sua relação com o corpo, sua percepção do espaço, seus medos, suas crenças.
Para compor esses retratos, Jamet criou um questionário, que inclui desde perguntas como "três adjetivos para descrever sua cidade" até "qual o mais belo encontro da sua vida?". Depois de assistir aos vídeos, o público é convidado a ver solos de bailarinos profissionais. Inspirados nos vídeos, eles dançam o amor, a infelicidade, a felicidade, o medo e a esperança.
Em conjunto, os vídeos formam "um catálogo de atitudes, uma espécie de alfabeto coreográfico de sentimentos e emoções". O trabalho já esteve no Brasil em maio de 2003.
A convite da Folha, Jamet respondeu a algumas questões no estilo "Portraits":

Folha - Qual é o mais belo encontro da sua vida?
Philippe Jamet -
A Índia.

Folha - O que é a memória?
Jamet -
É o caminho que percorri e que outros percorreram antes de mim. É o que nos forma através das diferentes épocas, é um leque de experiências de vida.

Folha - O que é identidade?
Jamet -
É de onde eu vim, o que eu creio e aspiro, o que sou realmente.

Folha - O que lhe causa mais medo?
Jamet -
Eu.

Folha - Qual é sua maior esperança?
Jamet -
Viver plenamente o que vier -e saber escolher.

Folha - O que se pode dizer com palavras? E com o corpo?
Jamet -
Com as palavras podemos nos exprimir precisamente; com o corpo, a essência das palavras e as vibrações da vida.



Texto Anterior: Dança: Projeto desvenda intimidades nacionais
Próximo Texto: O som da paz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.