São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Filmes retratam gângsteres e crimes de seu tempo

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O canal pago TCM inicia hoje o especial "Gângsteres", que reunirá, às terças e quintas deste mês, vários filmes deste subgênero que travou, pela primeira vez no cinema, um diálogo direto com o cotidiano extraído das manchetes de jornais -no caso, a Lei Seca, os crimes e gangues do anos 30.
"Alma no Lodo" (às 23h55, 12 anos), dirigido por Melvin LeRoy, é de 1930 e mostra a ascensão e queda de um bandido, Rico (vivido por Edward G. Robinson), que bem poderia ser Al Capone.
Em 1967, as máfias locais não estavam mais nos noticiários, e "Bonnie & Clyde - Uma Rajada de Balas" (às 22h, 12 anos) respondia ao conturbado contexto político mundial, à disseminação dos meios de comunicação e ao culto à imagem (daí, a levar em conta as belas e eróticas presenças de Faye Dunaway e Warren Beatty).
O casal peita o sistema ao assaltar bancos, numa violência que faz páreo ao ato sexual, num crescendo sanguinário que culmina num certo orgasmo, o da memorável cena da emboscada.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: Socuerro! Falta muito pro Carnaval?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.