São Paulo, terça, 5 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Filme com George Clooney é eleito o melhor do ano
"Irresistível Paixão" ganha prêmio de críticos dos EUA

das agências internacionais

"Irresistível Paixão" recebeu anteontem o prêmio central da Associação Nacional de Críticos de Cinema dos EUA. Estrelado por George Clooney e Jennifer Lopez, "Out of Sight" foi o vencedor da categoria melhor filme.
Com bilheteria modesta para os padrões americanos (arrecadou US$ 37,5 milhões nos EUA), a adaptação do romance policial homônimo de Elmore Leonard, já considerado pela revista "The New Yorker" o maior escritor popular de todos os tempos, recebeu dois outros prêmios importantes.
Steven Soderbergh desbancou outro Steven, o Spielberg (cujo "O Resgate do Soldado Ryan" era favorito também para melhor filme do ano), e venceu no quesito melhor diretor. Scott Frank foi o roteirista premiado.
Os 51 críticos responsáveis pela premiação também causaram surpresas ao distribuírem apenas um prêmio (roteiro) para "Além da Linha Vermelha", bem-sucedido na reunião de críticos de Nova York.
Na lista de filmes estrangeiros, nada de "Central Station", como "Central do Brasil" é chamado nos EUA. O vencedor foi o iraniano "Gosto de Cereja", de Abbas Kiarostami. "Hana Bi - Fogos de Artifício", de Takeshi Kitano, ficou em segundo lugar.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.