UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRA FREQUÊNCIA

Ratinho na Band FM e o fim das desgraças

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Carlos Massa, o Ratinho, deverá assinar hoje um contrato com a Band FM (96,1 MHz, em SP), líder de audiência no dial.
O apresentador do SBT retransmitirá a programação da rádio em uma estação que comprou em Curitiba e poderá virar coordenador de uma rede estadual vinculada ao grupo Bandeirantes. Quatro pontos-chave dessa notícia:
1) Ratinho, que já deixou de ser fenômeno de ibope na televisão faz um bom tempo, está se fortalecendo como empresário. Além da comunicação, investe em bar, gado e até sardinha em lata.
2) A Band FM conseguiu a liderança de audiência com uma popularização radical da programação, sob o slogan "Na Band é Bom Demais" e uma filosofia no mínimo curiosa: não dá notícia ruim.
Um exemplo foi o atentado de 11 de setembro a Nova York. Enquanto o mundo falava sem parar da tragédia, a FM continuou no pagode e axé e simplesmente ignorou os fatos. Quando Silvio Santos foi sequestrado e as TVs e rádios transmitiram tudo em cadeia, ininterruptamente, na Band, tudo continuava "bom demais". A rádio só tocou no assunto quando o apresentador foi liberado pelo sequestrador, ou seja, quando a notícia já era boa.
A idéia da direção é que todo mundo sabe onde procurar jornalismo e que a Band tem o papel de divertir, de ser a melhor amiga da dona-de-casa, cuja vida não costuma ser das mais fáceis. Fora toda a polêmica em torno dessa questão, o mais interessante é o paradoxo da parceria com Ratinho, um dos precursores do "show de desgraças" na TV...
3) O projeto da Band de formar redes estaduais de rádio (começando pelo Paraná), se pegar, pode mudar consideravelmente o setor. Nas afiliadas, além da programação nacional, haverá blocos de programas estaduais.
Atualmente, o grupo conta com 42 afiliadas no país. E sonha em conseguir uma rádio própria no Rio, ponto estratégico para a rede.
4) Ratinho tem um filho radialista, Carlos Massa Jr. Nas eleições do ano passado, Ratinho Jr. foi, aos 21 anos de idade, o deputado estadual mais bem votado do Paraná, pelo PSB (partido de Garotinho, outro radialista). Ou seja, com todo o potencial de virar matriz de uma rede, a 97,9 FM de Curitiba (que transmitirá a Band) é mais uma rádio ligada a um político. Aí tem café no bule...
 
Outra novidade no grupo: a Bandeirantes AM e FM, com programação jornalística, terá um ombudsman. A escolhida foi a jornalista Maria Elisa Porchat, que deverá entrar no ar semanalmente para defender o ouvinte.

laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Casa nova: "Na Geral" muda para a Bandeirantes AM e FM
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.