São Paulo, Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INSTRUMENTAL
Mourão e Luiz reativam duo

CARLOS CALADO
especial para a Folha

Um mineiro e um cearense reencontram-se, em São Paulo, convencidos de que a música instrumental não tem fronteiras. O duo formado pelo tecladista Túlio Mourão e pelo violonista Nonato Luiz é a atração deste fim-de-semana, no teatro Crowne Plaza.
"Nonato e eu nos entendemos muito bem desde a primeira gravação que fizemos, ainda na década de 70", recorda o mineiro Túlio Mourão.
Essa longa convivência musical resultou, em 91, na gravação do elogiado álbum "Carioca", lançado também nos EUA, na Europa e no Japão. Vários temas desse disco irão compor o repertório dos três shows.
Desse material, Mourão destaca suas composições "Uma Vez Romance" e "Teia de Renda" (letra de Milton Nascimento, com quem toca e grava desde 87), além de "Mouro Blues" (de Nonato Luiz), que ganharam novos arranjos.
Além de reviver a antiga parceria, os dois músicos também vão se exibir como solistas. Mourão faz questão de lembrar seu passado roqueiro (nos anos 70, fez parte das lendárias bandas Veludo Elétrico e Mutantes), recriando duas canções dos Beatles: "She's Leaving Home" e "Lady Madonna".
"Um dia ainda vou conseguir reunir tudo num só trabalho", diz o compositor, que promete mostrar algumas de suas incursões na área das trilhas sonoras, em filmes como "O Viajante" (de Paulo César Sarraceni) e espetáculos como "Mandinga" (da Cia. Aérea de Dança).
Não bastassem essas frentes musicais, Mourão acaba de se envolver com uma nova atividade. Na semana passada, foi empossado como secretário municipal da Cultura de Diamantina (MG), onde nasceu.
"Estamos tentando trazer a mentalidade do marketing cultural para uma cidade pequena. Acho que posso reforçar a ligação de Diamantina com os produtores do resto do país."
Como Mourão, que estudou no Instituto Villa-Lobos, Nonato Luiz também tem formação clássica. Aos 15 anos, já tocava violino na Orquestra Sinfônica de Fortaleza, mas acabou optando pelo violão como instrumento definitivo.
Misturando ritmos nordestinos com jazz, blues e bossa nova, Luiz já se apresentou em vários países europeus. Neste ano pretende lançar um disco de choros pelo selo Kuarup e outros dois pelo CPC da Umes.

Show: Túlio Mourão e Nonato Luiz Onde: teatro Crowne Plaza (r. Frei Caneca, 1.360, Bela Vista, tel. 289-0985) Quando: hoje e sábado, às 21h; domingo, às 20h Quanto: R$ 15


Texto Anterior: "Tribos" traz hoje DJs e guitarras
Próximo Texto: Gastronomia: Restaurante tenta driblar "crise do vinho"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.