São Paulo, quarta-feira, 05 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Câmara Brasileira do Livro anuncia vencedores da principal premiação editorial do país
Prêmio Jabuti terá também júri popular

da Redação

A CBL (Câmara Brasileira do Livro) anunciou ontem os vencedores do Jabuti, o principal prêmio editorial do país.
Nesta 42ª edição, foram contempladas 16 categorias. Três ganhadores foram anunciados para cada categoria (confira os premiados no quadro ao lado).
A divulgação dá apenas um gostinho aos finalistas, já que representa uma prévia dos principais ganhadores. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos apenas no dia 28 de abril, na cerimônia de premiação que abre o Salão de Idéias da Bienal. Cada vencedor receberá R$ 1.000 e uma estatueta. No mesmo dia, serão anunciados os ganhadores das categorias livro do ano, em ficção e não-ficção. Os vencedores dessas categorias levam R$ 12 mil cada.
A novidade para este ano é a criação de um júri popular para o Jabuti.
Qualquer pessoa pode votar, pela Internet, nos dois melhores livros do ano, nas categorias ficção e não-ficção. A votação acontece on line no site da livraria virtual Submarino (www.submarino.com.br), patrocinadora oficial do Jabuti 2000.
Os autores vencedores dos prêmios de livro do ano receberão esculturas de artistas plásticos, provavelmente de Maria Bonomi e Caciporé, segundo a organização, que ainda negocia com os artistas.
Na categoria romance, dois dos três vencedores do Jabuti 2000 são colunistas da Folha: Carlos Heitor Cony e Moacyr Scliar. O professor Boris Fausto, premiado por seu "Fazer a América", também é colunista do jornal. Os colaboradores da Folha Evaldo Cabral de Mello (ensaio e biografia) e Marilena Chauí (ciências humanas e educação) são outros premiados. (BRUNO ZENI)


Texto Anterior: Marinho fala sobre jornalismo, cavalos e a gula
Próximo Texto: Show/Crítica: Morrissey, a elegância, o tempo perdido e o tempo real
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.