São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

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TELEVISÃO


Cresce o domínio da TV; Globo quer 3,6 bi

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A televisão aumentou ainda mais a concentração das verbas publicitárias no ano passado. De cada R$ 100 investidos em propaganda em 2003, R$ 60,40 foram para a TV aberta. Em 2002, o veículo abocanhou R$ 58,70 de cada R$ 100 investidos. Em 2000, essa participação era de R$ 56,00.
Os dados são do projeto Inter-Meios, que monitora 90% dos veículos de comunicação do país. Foram coletados pela auditoria Precewatherhouse Coopers.
Segundo o estudo, que será divulgado hoje, a mídia brasileira (TVs aberta e paga, jornais, revistas, outdoor, rádio e internet) recebeu R$ 10,807 bilhões de publicidade em 2003, um crescimento nominal de 8,8% em relação a 2002, quando a movimentação total foi de R$ 9,936 bilhões.
Do total, 60,4%, ou R$ 6,528 bilhões foram para a televisão, principalmente para a Globo, cuja rede ficou com aproximadamente 78% disso. Só as cinco emissoras próprias que compõem a TV Globo, sem contar as afiliadas, faturaram cerca de R$ 3,2 bilhões em 2003. Neste ano, a meta é chegar a R$ 3,6 bilhões (só TV Globo).
As receitas de TV no ano passado cresceram 15,4% em relação a 2002 (R$ 5,657 bilhões).
De acordo com o Inter-Meios, jornais (de 19,9% do "bolo" em 2002 para 18,6%), TV paga (de 1,9% para 1,7%) e revistas (de 9,7% para 9,6%) perderam participação no conjunto das verbas de publicidade em 2003.

OUTRO CANAL

Receita 1 Pesquisa da TV Globo com grupos de telespectadoras fornece pistas para explicar o sucesso da atual novela das sete, "Da Cor do Pecado", maior audiência da emissora nos últimos dez anos.

Receita 2 Segundo a pesquisa, o público aprova uma protagonista negra (Taís Araújo) e a questão do racismo. Mas isso não é o principal. A novela é elogiada por ser "rápida", "dinâmica" e por ter "relações afetivas muito fortes e agradáveis de assistir".

Receita 3 Ou seja, o que mais prende o público são as tramas envolvendo famílias, como a unida e divertida Sardinha, além do avô interpretado por Lima Duarte e seus netos. Outro ponto alto: a história tem suspense _"sempre dá vontade de ver no dia seguinte", aponta a pesquisa.

Bandeira O mexicano, Eugenio López Negrete, ex-diretor da Televisa Internacional, assumiu quinta-feira o cargo de "consultor" do SBT. Por enquanto, a única mudança é uma nova pintura nas paredes do setor em que Negrete fica: o amarelo substituiu o salmão.

Hit Disponível com letra no portal Globo.com, vídeo em que Solange canta com seu peculiar "idioma" a música "We Are the World" ("traduzida" por ela para "Iarnuou"), em "Big Brother Brasil", teve 100 mil acessos em apenas dois dias. Um sucesso.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


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