São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prêmio Nobel japonês vence processo

Kenzaburo Oe foi processado por denunciar em livro ação do Exército na 2ª Guerra

DA REPORTAGEM LOCAL

O Prêmio Nobel de Literatura Kenzaburo Oe, 73, venceu uma ação judicial motivada pelo seu livro "Okinawa Notes" (notas de Okinawa), no qual descreveu como o Exército japonês induziu a população civil ao suicídio na ilha japonesa de Okinawa, durante a Segunda Guerra. O livro foi escrito em 1970 e é inédito no Brasil.
Um ex-oficial do Exército e a família de um soldado vinham processando o escritor desde 2005, alegando difamação. Pediam uma indenização e o recolhimento do livro.
A decisão de um tribunal japonês, proferida recentemente, absolveu o autor ao reconhecer que o Exército imperial teve responsabilidade nos suicídios coletivos após o desembarque americano na ilha meridional, uma das batalhas mais sangrentas da guerra e que acelerou a derrota japonesa.
O assunto é tema de debates acalorados no país. Oe, autor de "Uma Questão Pessoal" e "Jovens de um Novo Tempo (ambos lançados no Brasil pela Companhia das Letras), é conhecido pelas posições pacifistas, e o reconhecimento de crimes de guerra é contestado por movimentos conservadores no país.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Rodapé literário: A cinza dos afogados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.