UOL


São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Béjart e Momix vem ao Brasil este ano

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Além do grupo espanhol, a produtora Dell'Arte deve trazer ao Brasil duas atrações de dança em 2003. A nova empreitada de Maurice Béjart, a companhia M, formada por jovens bailarinos, deve aterrissar por aqui em junho. Em outubro é a vez do Momix, que já esteve no país no ano passado.
Béjart apresenta a coreografia "Madre Teresa e as Crianças do Mundo" e traz a veterana bailarina brasileira Márcia Haydée, 66, como personagem principal. "Eu sempre estudei a vida de Madre Teresa e fiquei honradíssima com o convite de Béjart", diz Haydée. A coreografia estreou em setembro do ano passado na Suíça e, por cada país em que passou, entre eles Rússia, França e Itália, Haydée fez questão de interpretar os textos na língua local.
Atualmente, a bailarina, que era considerada uma das mais queridas partners de Rudolf Nureiev e dirigiu o Sttutgart Ballet, da Alemanha, se dedica à ioga e a projetos de teatro-dança. Em 1996, abandonou o balé clássico quando lançou suas sapatilhas de ponta ao público. "Hoje me considero uma atriz que teve uma carreira como bailarina. Na minha idade, não posso mais fazer os movimentos que fazia antes e criei a minha própria linguagem de movimentos", diz.
O Momix Dance Theatre, dirigido por Moses Pendleton, apresenta "Passion", coreografia inspirada na Paixão de Cristo. Os efeitos de luz, acrobacias e malabarismos do grupo norte-americano reforça o caráter ilusionista e quase circense da companhia, que costuma agradar ao público, que pediu, por cartas e telefonemas, que eles voltassem ao Brasil. (KC)


Texto Anterior: Quatro coreografias deixam de vir
Próximo Texto: Análise: TV embarca na reprodução humana
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.