São Paulo, terça-feira, 05 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Leonardo Wen/Folha Imagem
O trompetista americano Rob Mazurek e o brasileiro Maurício Takara integram a Exploding Star Orchestra, que toca em SP

AÇÃO ENTRE AMIGOS

Formada por 15 músicos das chamadas bandas de vanguarda, a big band Exploding Star Orchestra se apresenta no Sesc Vila Mariana nesta sexta e sábado; o idealizador do projeto, o trompetista Rob Mazurek (à esq.) convocou o percussionista Maurício Takara, com quem toca na banda Hurtmold, para a empreitada.

Visita à Terra Santa

O governo retomou a ideia de planejar uma viagem de Lula a Israel, suspensa no começo do ano por causa dos conflitos na faixa de Gaza. "Já houve várias sondagens e ele talvez faça essa visita em 2010", diz Marco Aurélio Garcia, assessor diplomático do presidente.

MÃO DUPLA
Garcia diz também que entende os protestos contrários a um encontro de Lula com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. "Mas o [presidente dos EUA, Barack] Obama pode buscar uma reaproximação com o Irã e o Brasil não pode?", questiona, invocando os interesses econômicos e diplomáticos do país na região.

ARROCHO
O delegado Protógenes Queiroz foi convocado para responder a mais uma acusação contra ele na Polícia Federal: a de participar de atividade partidária com a deputada Luciana Genro (PSOL-RS) em palestra no Rio Grande do Sul. Ele já responde a processo por ter ido a um ato da candidatura do petista Paulo D'Acadia à Prefeitura de Poços de Caldas (MG), em 2008.

MARCHA LENTA
Três em cada dez processos de apelação criminal em tramitação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que abrange 13 Estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste e o DF, correm risco de prescrever. O número resulta de levantamento feito pelo Nucrim (Núcleo Criminal) da Procuradoria Regional da República. Em 2008, o órgão já tinha encaminhado ao tribunal ofícios dizendo que 729 processos estavam parados há mais de dois anos. Destes, só 133 foram julgados até agora.

DESUMANA
Apontado como desembargador que mais tem decisões pendentes (299), Mário César Ribeiro diz, por meio de nota, que em seu gabinete "não há extinção de punibilidade pela ocorrência de prescrição, em razão de julgamento tardio dos recursos de apelação, salvo em casos que [...] chegam já prescritos". Isso apesar de, segundo ele, o TRF ter só 27 membros, contra 46 da Procuradoria, para "absorver a quase desumana demanda processual" de 300 mil processos em tramitação.

CANJA DE GALINHA
Grudado na TV para ver a final do Corinthians contra o Santos, o presidente Lula telefonou para o ministro Orlando Silva, do Esporte, por causa do princípio de incêndio que atingiu o capitão do time, William, na entrega da taça. Depois, comentou o jogo: "Mas que pressão, hein? Que dureza que foi!".

NA CONCENTRAÇÃO
O pai de Ronaldo, Nélio Nazário, desfalcou a família na festa que o Fenômeno deu para o time do Corinthians no clube Royal e que foi até as 6h de ontem. Após o jogo no Pacaembu, ele foi se trocar no hotel e não saiu mais. "Cochilei. Foi tudo muito tumultuado", diz ele.

TERROR
Um cartaz falso, até com timbre da prefeitura, foi colocado no vão do Masp no sábado dizendo que o vírus da gripe suína havia sido "detectado nesta área". O texto trazia orientações exageradas como a de que fosse usado um respirador no local e também "o mais importante: permanecer calmo!". A assessoria do Masp diz que vai averiguar o episódio.

COTA FASHION
Ex-agente de Naomi Campbell, Iman e Tyra Banks, John Casablancas diz que acompanhou, de Miami, a discussão sobre a iniciativa da Promotoria de exigir uma cota para modelos negros na São Paulo Fashion Week. "O Ministério Público acertou, mas não vai dar em nada. Tem que mudar é o olhar dos compradores e designers, que querem ser mais gringos que os gringos e criam looks germânicos. Eles precisam fazer uma modelagem brasileira, para o corpo dos negros", diz.

CHICO PARA PACIENTES
Aqueles que esperam ver Chico Buarque no filme "Budapeste", inspirado em seu livro e que estreia no dia 22, podem se preparar para esperar bastante. O cantor surge apenas nos 15 minutos finais do longa. "Mas, quando ele aparece, você entende toda a história do filme", diz o diretor Walter Carvalho.

CURTO-CIRCUITO
O JORNALISTA MAURICIO STYCER lança o livro "História do Lance! - Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo", amanhã, às 19h, no bar Canto Madalena, em SP.
A LE BONBON participa da 7ª edição do evento de gastronomia Degustar, que acontece hoje, às 20h, no La Luna.
A FEIRA CASAR , organizada por Vera Simão, terá coquetel de abertura hoje, às 19h30, no Terraço Daslu.
A LOJA DA CARTIER EM SÃO PAULO promove hoje coquetel de abertura da exposição de fotos da linha Trinity.
NA SARAIVA do Pátio Paulista, Fernando Capez e Rodrigo Colnago autografam hoje a coleção "Pockets Jurídicos".


com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: O novo e o velho tango
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.