|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TELEVISÃO
Crítica
Vida e morte movem "Gosto de Cereja"
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
A ideia principal de "Gosto
de Cereja" (Futura, 23h30,
não indicado para menores de
12 anos), com o qual Abbas Kiarostami ganhou a Palma de Ouro em Cannes (1997), não me
parece tão interessante. Badii,
o protagonista, quer se matar e
precisa de alguém que o assista
durante o ato.
Usando de maior precisão:
não me parece tão interessante
a questão da transgressão a um
preceito islâmico, ou as eventuais razões do sr. Badii. Ao
contrário, interessam duas coisas: a paisagem e os encontros.
Pois se o trajeto de Badii é
circular (como sempre em Kiarostami), obsessivo, aqui ele se
dá numa região desértica, como que uma terra usada, desnaturada pelo homem.
Ao mesmo tempo, Badii vai
encontrando as pessoas e conversando com elas.
Cada uma é um mundo que
se descortina a nossos olhos.
Um mundo e suas circunstâncias. Badii interage com elas. A
região morta, como natureza,
tão parecida com Badii, se encontra com a vida.
Texto Anterior: Televisão/Música: Série reúne jovens talentos da MPB Próximo Texto: Resumo das novelas Índice
|