São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Anarquia e Melina

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Nunca aos Domingos" (Telecine Classic, 22h) pode não ser o melhor filme de Jules Dassin, mas há na história da simpática prostituta grega um toque anárquico que lhe dá inegável simpatia. De todo modo, o filme inaugura o ciclo Dassin, que prossegue ao longo da semana. Foi esse o filme que revelou mundialmente Melina Mercouri, que mostra aqui uma força singular de atriz e o carisma que a levaria mais tarde, entre outras, a combater com garra a ditadura militar grega e, depois, a se tornar ministra. Nada a ver com Reagan.
Mas, como todo filme com ambientação grega que se preze, mais do que Melina, o que fez o sucesso de "Nunca aos Domingos" foi mesmo a canção (em "Zorba, o Grego", ocorre mais ou menos o mesmo), que, no mais, Melina canta com bela voz sensual.

Scooby-Doo e os Irmãos Boo
SBT, 14h30.

(Scooby-Doo Meets the Boo Brothers). EUA, 1987. Direção: Paul Sommer e Carl Urbano. Desenho animado da turma de Scooby-Doo, aqui em busca de um tesouro e tendo de se entender com vários obstáculos, entre eles alguns fantasmas.

Buddy, Meu Gorila Favorito
Globo, 15h55.

(Buddy). EUA, 1997, 84 min. Direção: Caroline Thompson. Com Rene Russo, Robbie Coltrane, Alan Cumming. Milionária encontra um bebê gorila e leva-o para o seu zoológico particular. Mas, talvez zelosa das coisas da evolução, ocupa-se de Buddy com cuidado verdadeiramente maternal.

Jurassic Park 3
Globo, 22h05.

(Jurassic Park 3). EUA, 2001, 92 min. Direção: Joe Johnston. Com Sam Neill, Tea Leoni, William H. Macy, Laura Dern. Casal de ricaços (Macy e Leoni) contrata o cientista Sam Neill para cuidar de parque temático na Costa Rica. Mal sabe ele que, na verdade, os dois perderam o filho na ilha coalhada de dinossauros e tentam agora reavê-lo. Sem a originalidade do primeiro, mas mais descontraído do que o segundo filme da série. Inédito.

A Verdade a Qualquer Preço
SBT, 1h50.

(Border Lline). EUA, 1999. Direção: Ken Kwapis. Com Sherry Stringfield, Elizabeth Peña, James LeGros, Christopher Reid. Após descobrir que agência de adoção de crianças de Los Angeles está envolvida em altas falcatruas, advogada passa a investigar fatos que vão de um assassinato a mulheres asiáticas serem forçadas a entregar seus filhos. Em vista das investigações, ela e seus próximos passarão por não poucos perigos. Feito para TV.

Intercine
Globo, 1h55.

Para começar a semana, o preferido dos votantes será "Horizonte Perdido" (1937, de Frank Capra, com Ronald Colman, Jane Wyatt) ou "Dois Parceiros em Apuros" (1997, de Martha Coolidge, com Jack Lemmon, Walter Matthau). Durante a semana, para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale em todas as sessões, de segunda a sexta).

Uma Batalha no Inferno
SBT, 3h25.

(The Battle of the Bulge). EUA, 1965, 141 min. Direção: Ken Annakin. Com Henry Fonda, Robert Ryan, Dana Andrews, Telly Savalas. Em 1944, o comando aliado acha que as tropas alemãs na Bélgica já estão mais para lá do que para cá e desprezam as informações da inteligência. Problema: os alemães preparam um baita contra-ataque, de que resultará uma sangrenta batalha. Grande produção de guerra, à moda dos anos 60. Só para São Paulo. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.