São Paulo, quarta-feira, 05 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Reality show" desafia participantes a rodar filme em apenas 48 horas

Último episódio prevê a exibição do curta-metragem em seu formato final

BRUNO SEGADILHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Em quanto tempo é possível filmar um curta-metragem? Quarenta e oito horas, desafia o canal pago TNT. O curto prazo aliado às dificuldades inerentes a qualquer produção cinematográfica são o mote de "Projeto 48", "reality show" cinematográfico exibido pelo TNT que entra em sua quinta temporada brasileira a partir de hoje.
O programa começa com uma seleção inicial em que mais de 170 trios concorrem com seus roteiros, além de participar de entrevistas com a equipe do canal. Escolhido, o grupo vencedor tem 48 horas para a pré-produção (fase anterior à filmagem, em que se escolhe o elenco e as locações, por exemplo) e 48 horas para filmar e finalizar o filme.
"É um tempo arbitrado por mim. Eu vi um concurso no México em que os participantes tinham 24 horas para rodar. Achei pouco, porque aqui propomos algumas dificuldades no roteiro. Então pensei num meio-termo", diz Ariel Guntem, responsável pela direção criativa do programa.
As dificuldades a que Guntem se refere são tarefas que o programa impõe ao roteiro, o que exige adaptações no texto original. Na atual temporada, os participantes tiveram que inserir nove artistas circenses na trama, filmar em um estádio de futebol um time da primeira divisão e contar com a participação de um jogador que já tivesse participado de pelo menos uma Copa do Mundo.
"Foi uma busca insana, mas no final conseguimos até mais de um jogador", afirma Diogo de Moraes, 28, um dos integrantes do grupo vencedor desta edição, com o roteiro "Quatrocentos Golpes". Moraes acredita que o fato de ele e os outros dois companheiros de equipe, Isadora Garaventa, 21, e Rubens Crispim, 31, trabalharem com filmes publicitários facilitou o trabalho.
Para o trio, o programa deve impulsionar uma carreira no cinema e já tem planos para um longa. "Mostramos que podemos fazer", diz Moraes.
O curta-metragem será exibido em seu formato final no último episódio do programa, que vai ao ar no dia 26 de julho.


PROJETO 48
Quando:
hoje, às 19h, no TNT


Texto Anterior: Tiranossauro Rex provoca gritos em cinema 3D na Grande Buenos Aires
Próximo Texto: Documentário: Programa desfaz mitos sobre gladiador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.