São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Luciana Whitaker/Folha Imagem
Ellen Jabour e Rodrigo Santoro na festa do prêmio Multishow, no MAM


PRÊMIO MULTISHOW
Axilas, flores e balas de revólver

Zeca Pagodinho é um dos primeiros convidados a chegar ao Prêmio Multishow, terça, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. É logo barrado no caminho. "Ih, rapaz, é o Zeca Pagodinho", diz o segurança, depois de reconhecer o músico. Rodrigo Santoro, acompanhado da namorada, Ellen Jabour, entra pelos fundos do teatro. "Oi queridona, e esse corpo?", diz Ellen para a atriz Daniele Suzuki. Numa das salas do teatro, Fernanda Torres, que apresentaria o prêmio, levanta os braços e, axilas à mostra, diz: "Raspei hoje, está ardendo".

 

Balas de revólver e flores também foram assunto nos bastidores do evento. "Quando o Lula diz "vamos combater o Complexo do Alemão", ele vai fazer o quê? Comprar lata de goiabada cheia de munição com bala desse tamanho, que nem filme do Rambo? E vai atirar aonde? Já tem 22 mortos!", diz o cantor Falcão, de O Rappa.
"Como ter decência no país se 63 deputados [eleitos em 2006] respondem a processos? Temos José Dirceu, José Genoino, mensalão, o irmão do Lula. É como diz o Carlos Vereza: você sabe quem são os 40 ladrões e não sabe quem é o Ali Babá?" Para Marcelo D2, "favela tem que ser invadida com educação, saúde. Polícia vai matar, prender e não vai resolver".
 

Ellen Jabour diz que "fico arrepiada, passo mal [com a situação]. Quero largar tudo, quero fugir". Todos os dias, conta, faz uma oração antes de sair de casa, na Barra. "É deprimente, uma agonia constante. Tenho amigas que estão com síndrome do pânico." Para Santoro, o Rio "está no caos".
 

Gilberto Gil recebe John Barlow, letrista do Grateful Dead e um dos fundadores do Electronic Frontier Foundation, em seu camarim. Ele é um dos "consultores" de Gil para a política de flexibilização de direitos autorias no país. "É evidente que há alguma violência", diz Gil ao comentar frase do presidente Lula de que não se combate o crime com pétalas de rosas. "Há muita gente na sociedade que reclama de um déficit de violência da polícia e do Estado. Aquela coisa de que bandido bom é bandido morto.
Não acho. Para mim, quanto mais brando o tratamento, melhor. Sou pelas políticas de desestímulo ao banditismo e ao consumo abusivo de drogas." Caetano Veloso afirma que "já houve milhões de momentos, no Rio, de oscilação entre aumento da agressividade policial e depois crítica dessa agressividade. Todo mundo é pessimista. Não sou. Não tenho idéia de qual seja a solução. Mas, por exemplo, Ipanema é policiada. Não é ocupada pela polícia".
 

O troféu "mico da noite" ficou com Dinho Ouro Preto. Ao apresentar o prêmio de melhor cantora, ele anunciou logo a vencedora, Ana Carolina, sem nem citar as outras indicadas. "Errei, errei", dizia, desconsolado, nos bastidores. Pouco antes, ao comemorar o prêmio de melhor grupo vencido por sua banda, o Capital Inicial, Dinho bateu com o dente no peito de seu segurança. "Achei que tinha perdido um dente, nem conseguia fechar a boca", disse ele, depois de ser atendido na enfermaria do teatro. Ana Carolina dividiu a crítica ao cantar "Eu Comi a Madona". Nos bastidores, um produtor brincou: "Mas "tão" dizendo que a Madonna está tão magrinha". "Mas essa eu pegava de qualquer jeito", respondeu Ana.

OS PREMIADOS DA NOITE
Cantor

Rogério Flausino (Jota Quest)
Cantora
Ana Carolina
Música
"Sr. do Tempo" (Charlie Brown Jr.)
Instrumentista
Champignon (Revolucionários)
Grupo
Capital Inicial
CD
"Ivete no Maracanã"
Show
Ivete Sangalo
Revelação
NxZero
Clipe
"Dor de Verdade" (Marcelo D2)
DVD
"MTV Ao Vivo" (CPM 22)

Flores para os presos vips
Se por um lado apóia as ações da polícia no Rio de Janeiro, com 19 mortos só na semana passada, por outro o governo Lula dá passos largos para "humanizar" o tratamento de detentos nas operações da Polícia Federal. A PF já está encomendando dois protótipos de "camburão vip": uma picape Frontier e a versão desta para aventuras, a XTerra. Os carros não têm "chiqueirinho", o insulfilm é escuro para proteger a "privacidade" e os carros podem transportar no máximo três detentos.

"PIPIROOM"
Os camburões geram desconforto na PF. "A dignidade tem que ser para todos, e não só para os presos", diz Sandro Avelar, da Associação dos Delegados da PF. "Os agentes estão viajando em aviões cargueiros para as operações. Nem banheiro têm", diz.

A HORA DO ESPANTO
Um dado da pesquisa que o PSDB encomendou para traçar "estratégias" chocou o partido: 58% dos entrevistados responderam que apóiam um terceiro mandato para Lula.

SINCRETISMO
Adriana Diniz, filha de Abílio Diniz, usou um terço de ouro amarelo em seu casamento com José Roberto Raphael. A peça tinha rosas e folhas com brilhantes e uma imagem de São Judas esculpida em cristal de rocha. Ela também usou um anel com um rubi de 20 quilates-pedra que, segundo um "orientador espiritual", serviria para a proteção da noiva.

O MILHÃO DO BISPO
Sairá com 1 milhão de exemplares a biografia do bispo Edir Macedo, pela editora Larousse. A tiragem é considerada recorde. "Roberto Carlos em Detalhes", por exemplo, foi lançado com 30 mil cópias.

NO ESCURO
As ruas Noruega e Suécia, no Jardim Europa, ficaram três dias sem iluminação pública na última semana. Na rua Suécia, a causa foi um curto circuito; na Noruega, uma chave magnética e um protetor de rede precisaram ser substituídos.
 

A prefeitura diz que o prazo de três dias para solucionar o problema é normal na região.

PLANTÃO DE POLÍCIA
O deputado estadual Luís Carlos Gondim (PPS - SP) quase foi vítima do golpe do falso seqüestro na última semana. Ele discursava na Assembléia Legislativa quando o celular tocou. O falso seqüestrador dizia que estava com seu filho e pedia R$ 10 mil. A "negociação" durou 15 minutos. Até Conte Lopes (PTB) conversou com o "seqüestrador" atrás de pistas.

CURTO-CIRCUITO

O PRESIDENTE DA FIESP, PAULO SKAF, organiza almoço em homenagem à Academia Paulista de Letras hoje, a partir das 13h, na sede da federação (avenida Paulista, 1.313).
A GALERIA ESTAÇÃO inaugura exposição do artista plástico Alcides Pereira dos Santos, hoje, a partir das 20h.
A L'OSTERIA DEL GENERALE abre sua segunda casa hoje, com coquetel a partir das 20h, na rua Fausto Ferraz, 163.
A SHELL comemora 100 anos com festa e baile para 200 convidados, no Copacabana Palace, hoje à noite, no Rio.
DOMINGAS PERSON E IVO MÜLLER estréiam a série "Doses Literárias Buchanans", com textos de Nelson Rodrigues, hoje, às 20h, no Che Bar, durante a Flip, em Paraty.


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: "Ratatouille" cativa fãs de gastronomia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.