São Paulo, sábado, 05 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com certo humor, peça busca apresentar Van Gogh a jovens

Bruno Gagliasso encomendou texto "com linguagem leve" sobre o pintor

DA REPORTAGEM LOCAL

Com mais ou menos dom artístico, há "Vincents" Van Gogh "em cada cidade, em cada esquina, em cada ser humano". As aspas são do ator Bruno Gagliasso, que deseja falar a eles, os "Vincents", com a peça "Um Certo Van Gogh", sobreposição de biografia do pintor holandês (1853-1890) com retrato das aflições de um jovem do presente que se identifica com ele. Depois de passar por capitais do Nordeste e do Sul, o espetáculo cumpre sua primeira temporada fixa a partir deste fim de semana, em São Paulo.
Protagonista e co-produtor, Gagliasso diz que, para além da trajetória pessoal conturbada (o artista cortou um pedaço da orelha esquerda, internou-se numa clínica psiquiátrica e se matou) ou do gênio artístico, quis levar à cena sentimentos. "A angústia, a certeza colocada à prova e a sensação de inadequação são sentimentos humanos, não são exclusivos de Van Gogh. A preocupação foi tentar apresentar essa personalidade a uma nova geração, trazendo-a para o presente."

Autora indicada a prêmio
A dramaturgia de "Van Gogh" é assinada por Daniela Pereira de Carvalho, 31, indicada ao prêmio Shell em São Paulo neste ano pelo texto de "Por Uma Vida um Pouco Menos Ordinária". Gagliasso conta que encomendou a ela um espetáculo "com linguagem leve, atual, simples, sem ser didático" depois de fascinar-se pela vida do holandês.
"Estudando, tive cada vez mais certeza de que era um personagem que tinha muito a ver comigo. Ele nasceu, viveu e morreu fazendo arte, e não me vejo diferente disso."
O texto de apresentação da peça sinaliza que, no segmento dedicado ao estudante, "há espaço para baladas e outros passatempos", e promete "pitadas de humor". Não é contrariar um pouco o espírito do dono das pinceladas sinistras de "Noite Estrelada"? "Como temos um público muito abrangente, essas "pinceladas" de humor abrem caminho para o entendimento", justifica Gagliasso. (LN)


UM CERTO VAN GOGH
Quando:
sex., às 21h30; sáb., às 21h; dom., às 19h30; até 31/8
Onde: teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis - av. Higienópolis, 618, piso 2, tel. 0/xx/11/3823-2323; classificação: 12 anos)
Quanto: R$ 50


Texto Anterior: Abujamra reúne atores de 11 Estados em "Possessos"
Próximo Texto: Série: "NCIS" sobrevive à base de vingança e dúvidas morais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.