São Paulo, sábado, 05 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

História

Estréia minissérie sobre Elizabeth 1ª

DA REPORTAGEM LOCAL

Estréia hoje, no Hallmark Channel, a minissérie "Elizabeth 1ª", produção britânica e norte-americana que aposta no requinte para contar, mais uma vez, a história da polêmica monarca, conhecida, entre outros termos, como "rainha virgem".
É fácil perceber o interesse pela transposição do personagem às telas: Elizabeth nunca casou; começou a definir o que mais tarde seria o quase imbatível império britânico, conquistando riquezas e territórios oceanos afora; em seu reinado, não faltam histórias de traições, intrigas e conflitos muito sangrentos.
O diretor Tom Hooper inicia o enredo no ano de 1579, com uma Elizabeth (Helen Mirren) mais madura e diversa do que normalmente aparece no cinema -um dos casos mais recentes é o de Cate Blanchett em "Elizabeth", de Shekhar Kapur, que a catapultou para o estrelato em Hollywood, e pelo qual obteve sua primeira indicação para o Oscar.
Hooper por vezes constrói boas imagens e sabe utilizar os contrastes entre os ambientes internos carregados e os exteriores mais leves, mas ambos pontuados pelos conflitos. Mas ao exibir explicitamente costumes da época (degolas e enforcamentos), o diretor cai em uma direção óbvia. A minissérie concorre a 13 Emmys, incluindo melhor atriz.


ELIZABETH 1ª
Quando:
hoje, às 22h / 2ª parte: amanhã, às 12h
Onde: Hallmark Channel


Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.