São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Guerra como pano de fundo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O mais interessante em "O Americano Tranqüilo" (HBO, 20h15) é que o personagem forte não é o americano, mas o inglês. Enquanto Brendan Fraser disfarça sua condição de agente da CIA sob a roupagem de serviço médico (estamos em Saigon, durante a Guerra da Indochina), o jornalista inglês Michael Caine enche a tela de charme.
O que ele está fazendo lá? A Inglaterra nem mesmo parece se interessar por essa guerra dos franceses... Em parte está lá para mostrar como, por contraste, os americanos estão ligados na questão que virá a ser, mais tarde, a Guerra do Vietnã.
Em todo caso, é esse jornalista que gosta de freqüentar os cafés, tomando seu drinque na calçada, quem fornece o essencial do filme de Phillip Noyce. A guerra é pano de fundo para o jornalista britânico.

TV ABERTA

O Mistério do Lago Ness
Record, 14h20.
(Loch Ness). EUA/Inglaterra, 1995, 101 min. Direção: John Henderson. Com Ted Danson. A primeira idéia do biólogo Danson, em sua viagem à Escócia, é provar que o lendário monstro do lago Ness não passa de uma lenda.

Tudo por Amor
Globo, 15h35.
(Dying Young). EUA, 1991, 111 min. Direção: Joel Schumacher. Com Julia Roberts. A enfermeira Roberts vai cuidar de Campbell, jovem, belo, milionário e com leucemia. Tentativa de reviver o tipo consagrado por Roberts em "Uma Linda Mulher" (boa samaritana boa de cama), agora em outro clichê feminino (a enfermeira protetora). O filme é um prato cheio para quem gosta de choramingar em frente à TV -ainda que tenha de aturar a trilha de Kenny G.

Espião por Acidente
Globo, 22h20.
(The Accidental Spy). Hong Kong, 2000, 108 min. Direção: Teddy Chan. Com Jackie Chan, Eric Tsang. Desta vez Jackie Chan é apenas um vendedor que sonha com uma vida de aventuras quando, por acaso, se torna responsável pela prisão de dois ladrões de jóias. O que lhe abre as portas para carreira na espionagem. Como de hábito, Jackie mistura, saudavelmente, ação com humor.

A Vida por um Dólar
SBT, 2h40.
(Dollar for the Dead). EUA/Espanha, 1998. Direção: Gene Quintano. Com Emilio Estevez, William Forsythe, Joaquim de Almeida. Evocação (ou plágio?) dos antigos faroestes-espaguete, com Estevez como o pistoleiro sem nome que, com veterano da Guerra de Secessão, se põe em busca de um tesouro.

Intercine
Globo, 2h05.
Abre a semana o filme brasileiro escolhido pelos espectadores-votantes: "Bonitinha, Mas Ordinária" (1981), de Braz Chediak, com Lucélia Santos e José Wilker no elenco.

O Preço da Conquista
SBT, 4h20.
(Little Girls in Pretty Boxes). EUA, 1997. Direção: Christopher Leitch. Com John Ashton. Uma jovem ginasta ouve o canto da sereia dos Jogos Olímpicos e passa a se preparar loucamente, em busca da chance de disputar sua vaga na competição. Não se dá conta dos excessos a que o treinador a obriga (tipo de alimentação etc.) e dos perigos que podem representar. Só para São Paulo.

Assassinato nos Estados Unidos
Globo, 3h55.
(Assassination). EUA, 1987, 93 min. Direção: Peter Hunt. Com Charles Bronson, Jill Ireland, Stephen Elliott. Charles Bronson é o agente secreto designado para proteger a primeira-dama Jill Ireland, vítima de uma série de atentados. E Bronson, tal como na vida real (em que era casado com Jill), se apaixona pela geniosa mulher. À parte isso, ela continuará a sofrer estranhos atentados. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.