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CRÍTICA
Andy brilha nos vocais
da enviada especial a Miami(EUA)
"Angel", a canção que nos pega
pela mão para percorrer "Mezzanine", o disco, também iniciou o
show entorpecente criado pelo
Massive Attack e apresentado anteontem à noite em Miami, estréia
norte-americana da turnê.
Surpreendentemente, os três
membros permanentes da banda,
Robert Del Naja, Grant Marshall e
Andrew Vowles, aparecem mais
como condutores do que como intérpretes de suas canções.
Eles ficam ausentes do palco em
pelo menos um terço das músicas,
sem o menor prejuízo para o espetáculo. Os cantores Deborah Miller
e Horace Andy brilham em canções como "Spying Glass" e "Man
Next Door", além de proporcionar, juntos, um dos momentos altos do show: "Safe from Harm",
que fecha a primeira parte.
Em "Teardrop", Deborah Miller
mostra que não fica atrás de Liz
Fraser, dona de uma das vozes femininas mais delicadas e ao mesmo tempo penetrantes das últimas
décadas. Mesmo quando não está
cantando, a presença de Miller no
palco é marcante.
O repertório do show, como não
poderia deixar de ser, é mais centrado em "Mezzanine", mas inclui
canções dos três discos. Hits ganharam novos arranjos. O melhor
exemplo é "Karmacoma", de "Protection", com introdução totalmente nova. As mudanças, no entanto, não descaracterizam o que
já está dado nos CDs.
O clima etéreo, viajante, ganha
peso com a banda que acompanha
o trio, incluindo o guitarrista Angelo Bruschini, que participou da
gravação de "Mezzanine".
Durante quase duas horas de
show, eles desfilaram 16 músicas,
fazendo o público passear pela levada reggae com efeitos dub, as intervenções mais para o rap de
Mushroom Vowles no sistema
P.A., a voz quase gutural de Grant
Marshall e os efeitos que saem dos
teclados de Michael Timothy.
Dos três "homens fixos", no entanto, Del Naja é o mais presente.
Todo de preto, parece conduzir o
show e ditar seu andamento, feito
de muito barulho entremeado por
silêncios estratégicos .
O bis, formado por quatro músicas, é dividido em duas partes. A
receita tem sentido, já que a platéia, aos gritos, não se cansava de
pedir mais. Mas o final veio, com
uma versão pesadíssima de
"Group Four".
(PD)
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