São Paulo, Terça-feira, 05 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desconhecidos e ótimos

especial para a Folha

Sonny Stitt, Pat Martino, Hank Jones, Houston Person, Donald Bird. Esses ótimos músicos ainda podem soar desconhecidos para qualquer não-fanático por jazz, mas o produtor Joel Dorn encontrou uma forma de introduzi-los ao grande público.
É claro que as capas com fotos de modelos, em poses sensuais para a revista "Elle" (um truque de marketing utilizado há décadas), funcionam como iscas nas prateleiras das lojas.
Mas o que realmente pode explicar o sucesso comercial, além do evidente apelo econômico (nos EUA, o preço dessas compilações é de cerca de 50% do que se cobra por um CD normal), é a sacada de associar o jazz a situações cotidianas do potencial consumidor. Algo próximo do que pretendem os livros de auto-ajuda.
Só que em vez de música funcional (e de categoria inferior), as compilações de Joel Dorn oferecem jazz moderno e de ótima qualidade, reembalado a partir de diversas atmosferas sonoras: música mais relaxada, em "Jazz for a Lazy Day"; mais dinâmica, em "Jazz for the Open Road"; nostálgica, em "Jazz for When You're Alone".
Depois de ser introduzido nesse universo, ao perceber que o jazz não é, necessariamente, uma música tão inexpugnável, o neófito pode ficar estimulado a se aventurar mais por esse gênero. E ficar curioso por conhecer outros trabalhos dos músicos incluídos nas compilações.
Já os apreciadores mais antigos do jazz vão poder saborear nomes menos comuns do que aqueles que costumam frequentar as lojas brasileiras. É o caso dos saxofonistas Sonny Stitt (o mais impressionante discípulo de Charlie Parker), Junior Cook (parceiro do pianista Horace Silver) e Houston Person, um precursor do acid jazz, que divide um CD duplo com o baixista Ron Carter.
Por sinal, o sax tenor de Houston também aparece em dois CDs de sua mulher, a excelente cantora Etta Jones -igualmente pouco conhecida por aqui.
Também essenciais são os CDs do organista Richard "Groove" Holmes, outro praticante do soul-jazz, que vem sendo redescoberto pela geração do acid jazz.
O pacote se completa com gravações dos anos 70, só agora lançadas em CD, que destacam grandes músicos de diferentes gerações, como o guitarrista Pat Martino, os pianistas Cedar Walton e Kenny Barron, o baixista Buster Williams e os saxofonistas James Moody, Al Cohn e Zoot Sims. (CC)


Texto Anterior: Disco/lançamentos: Selo 32 embala jazz para o grande público
Próximo Texto: Arnaldo Jabor: Entrevista com o presidente Napoleão em 2011
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.