São Paulo, quinta-feira, 05 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Roberta Guimarães/TV Globo
‘FANTÁSTICO’ MOSTRA ‘PEDRA DO REINO’ O diretor Luiz Fernando Carvalho mostra a Maurício Kubrusly escultura com carcaça de boi que será usada em "A Pedra do Reino"; o ‘Fantástico’ exibe neste domingo

‘TV digital não muda nada’, afirma Boni

Um dos responsáveis pela potência que a Globo é hoje, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, está na contramão dos que "vendem" a TV digital como uma grande revolução.
"A TV digital não muda nada. Seu impacto será menor do que o da TV a cores", aposta. Boni, ex-vice presidente da Globo, falou sobre o assunto anteontem no Maximídia, evento para o mercado publicitário que termina hoje em São Paulo.
Boni elogia a decisão do governo de ter optado por um padrão de TV digital derivado do japonês, mas faz críticas pontuais e desdenha dos benefícios dela (a alta definição, a mobilidade e a interatividade).
Sua principal crítica é que a TV digital, do jeito que foi formulada, "inibe o surgimento de novas redes e favorece os atuais concessionários". "A TV brasileira tem de ser reformulada. Faltam canais regionais", diz.
Boni não acredita na TV aberta gratuita pelo celular (portabilidade) e na interatividade pelo controle remoto. "Celular não recebe televisão. Ou será um aparelho misto ou um televisor portátil", afirma. "E só vai ter interatividade quem tiver o televisor conectado a uma linha telefônica".
Para o executivo, a alta definição vai demorar a emplacar, porque é muito cara ("o telespectador terá que gastar pelo menos US$ 6.000 para ter acesso a ela"). "O Brasil só termina de implantar a TV digital em três décadas", vaticina.

MÁ NOTÍCIA Benedito Ruy Barbosa, 75, um dos grandes autores da TV brasileira ("Pantanal", "Os Imigrantes", "Renascer", "Sinhá Moça"), sofreu um acidente vascular cerebral anteontem e está internado em UTI do Hospital do Coração, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital.

FORA DA GRADE Durou apenas duas semanas o seriado "Dawson’s Creek" na faixa das 17h30 da Record. Competindo com "Malhação", a série adolescente dava apenas quatro pontos, metade de "Xena", que voltou para o horário.

DE NOVO Inicialmente previsto para agosto, depois para o próximo dia 8, "Bailando por um Sonho" não irá mais estrear no SBT no dia 22. Ficou para depois.

ROJÃO Coordenador da campanha Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania, o deputado Orlando Fantazini (PSOL-SP) não foi reeleito. Teve gente de televisão que comemorou.

PARA BAIXINHOS O "Domingão do Faustão" estréia neste domingo um novo quadro, "Boquinha Livre", que traçará um painel sobre o que pensam crianças de todo o país, resultado de uma pesquisa que durou quatro meses.

FRENTE DE TRABALHO Nova diretora de conteúdo da Band, Elisabetta Zenatti se instalou no térreo do prédio da emissora, em São Paulo, onde ficam as produções. Abriu mão de confortável sala no quarto andar, onde trabalha a cúpula _e seu namorado, o diretor comercial, Marcelo Mainardi.


Texto Anterior: José Simão: O quê? Garotinho gosta de chuchu?
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.