São Paulo, segunda, 5 de outubro de 1998

Texto Anterior | Índice

MODA

Segundas grifes abrem desfiles em Milão

ERIKA PALOMINO
enviada especial a Milão

Febre della moda. Assim está a cidade de Milão, febril, até o dia 10, com os desfiles do prêt-à-porter de primavera-verão 99. Os milaneses respiram moda e dessa forma recebem os habitantes do Planeta Fashion.
Este foi (não intencionalmente, claro) um fim-de-semana dedicado às segundas marcas; uma interessante maneira de acompanhar como estilistas experientes e talentosos desdobram sua capacidade e sua energia criativa em linhas mais jovens e mais acessíveis.
Desfilaram no sábado a D&G, da Dolce & Gabbana, e a Miu Miu, de Miuccia Prada, atualmente uma das pessoas mais influentes da moda no mundo. É uma romântica rebelde a imagem da garota Miu Miu. Com um pé no folk, quase cigano, e outro na urbanidade, trata-se de uma jovem moderna e informada, que pode brincar com esses conceitos.
Étnico-técnico é a definição, explicada em muitas saias com barrados feitos à mão, cores como o verde-oliva e o marrom, e o vestidinho aberto no meio, de botões, quase uma batinha. Seu lado cosmopolita aparece nas regatas com bolsas tipo canguru, enormes pochetes com fecho de plástico, vindas da moda de rua.
A marca estréia na moda masculina nesta temporada, seguindo a linha do feminino somente na estética e nas cores, mas orientada para uma espécie de minimalismo descolado.
Foi aplaudidíssima, prova que o "crossover" é o caminho, talvez o mesmo percorrido por Philosophy di Alberta Ferreti. Também uma segunda linha, mas com notáveis acabamento e qualidade de tecidos, a marca desfilou na tarde de ontem jovens em férias na fazenda, quase, de tão confortáveis e à vontade em seus largos vestidos.
Onde simplicidade é lei, a riqueza está no detalhe: bordados e passamanarias delicadamente ornavam costuras, com pences e plissados ganhando status de estampa.
O cabelo era como descabelado pelo vento; o rosto, queimado por um sol preguiçoso. Novas formas encontram a nova liberdade. Tudo preto, tudo branco e o vermelho como cor que pontua.
Versus, segunda marca de Versace, fechou a noite de ontem com um desfile em caráter de superprodução, em que as top models se encontraram em longa passarela de plástico com tinta por baixo.
Necessário muito glamour para envolver a roupa que desponta pesada nos corpos perfeitos.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.