São Paulo, segunda-feira, 05 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para críticos, teoria ignora parte do capitalismo

DA REPORTAGEM LOCAL

Largamente louvada entre empresários e, principalmente, entre internautas, a teoria da cauda longa e seu autor, Chris Anderson, ganharam fama e crédito mas também alguns adversários de respeito.
Um deles é o historiador britânico Andrew Keen, autor do livro "O Culto do Amador - Como a Internet de Hoje Está Matando Nossa Cultura".
Grant McCracken, doutor em antropologia pela Universidade de Chicago e ex-professor da Harvard Business School, diz que a teoria "é uma falácia".
Em seu blog (www.cultureby.com), ele bate sistematicamente em Anderson, que chegou a responder nos comentários. "O livro "A Cauda Longa" é parcial. Ele dá muita atenção a sites como Amazon, eBay e Google e praticamente ignora o resto do capitalismo. Anderson pegou um dos desenvolvimentos mais explosivos do capitalismo contemporâneo para oferecer uma única solução e uma visão parcial. Declinou do desafio intelectual maior", afirma McCracken.
Nos comentários do blog, Anderson responde que usa diversos exemplos de grandes empresas e que McCracken "ficará satisfeito em saber que a versão 2.0 do livro sairá atualizada, com dois novos capítulos, incluindo um sobre o mercado da cauda longa, cheio de histórias sobre como corporações, da Microsoft à GM, estão usando estratégias do novo mercado para mudar seu modo de atingir consumidores".

Mercados não se encaixam
Anderson é criticado ainda pela aplicação da teoria a quase todo tipo de economia e de mercado, por especialistas como Tim Wu, professor da Universidade Columbia. Anderson, que enfatiza que a indústria do entretenimento é o melhor exemplo de cauda longa, admite que sua teoria não tem aplicação universal.
"Alguns mercados realmente não se encaixam na teoria, como o de carros novos nos EUA, por exemplo. O conceito de customização, em que você cria um carro do jeito que quer, simplesmente não aconteceu, porque o aumento da variedade dificulta o processo industrial e causa muitos erros." (MAC)


Texto Anterior: Projeto faz divulgação de escritores
Próximo Texto: Estréia: Literatura ganha espaço em "Letra Livre"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.