São Paulo, quinta-feira, 05 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Max Q - Pouso de Emergência
SBT, 14h15.

  (Max Q - Emergency Landing). EUA, 98. Direção: Michael Shapiro. Com Bill Campbell, Dennis Arndt. "Max Q" é o nome do efeito que atinge naves espaciais, levando-as à velocidade máxima e ao consequente descontrole.

Uma Fazenda do Barulho
Globo, 15h40.

    (Funny Farm). EUA, 88, 101 min. Direção: George Roy Hill. Com Chevy Chase, Madolyn Smith. Chase é um jornalista esportivo. Mas o essencial é que ele faz aqui o que faz em quase todos os seus filmes: sai da cidade grande e o que encontra é o inferno interiorano. Comédia de George Roy Hill, que já foi um diretor com maiores pretensões nos anos 70, quando fez um belo "Butch Cassidy" e a notável comédia "Golpe de Mestre". Depois, por acomodamento ou por falta de melhores oportunidades, foi desaparecendo e se tornando um artesão bem mais modesto.

Drive, Tensão Máxima
Bandeirantes, 22h.

  (Drive). EUA, 96, 99 min. Direção: Steve Wang. Com Mark Dacascos, Kadeem Hardison. Embora fuja de Hong Kong para a Califórnia, Dacascos continua a ser perseguido por corporação criminosa. Breve, descobrir-se-á que esse temível especialista em artes marciais é muito mais temível do que a média porque teve implantado em seu corpo elemento que lhe dá incrível velocidade.

Intercine
Globo, 1h30.

O suspense "No Limite da Loucura" (95, de Danny Huston, com Burt Reynolds, Anige Dickinson) e o drama "O Filho Perdido" (95, de Stephen Gyllenhaal, com Jessica Lange, Halle Berry) disputam o direito de ir ao ar nesta quinta.

Retratos de uma Suspeita
SBT, 2h.

  (Portraits of Innocence). EUA, 96. Direção: Bill Corgan. Com Jennifer Grey, Costas Mandylor. Advogada é contratada para defender fotógrafo pulha. O cara havia fotografado umas tantas menores, prostitutas, e agora é o suspeito principal das sucessivas mortes das garotas. Ele contrata uma advogada que, como toda advogada de cinema, envolve-se com seu constituinte. Telefilme.

Justiceiro Implacável
Globo, 3h15.

  (Rooster Cogburn). EUA, 75. Direção: Stuart Millar. Com John Wayne, Katharine Hepburn. Mais aventuras do irascível xerife Rooster Cogburn, aqui às voltas com miss Hepburn. O personagem rendeu a John Wayne um Oscar. O filme é pouco interessante. (IA)

Retorno do cidadão Klein

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Certos filmes desaparecem tanto que por vezes temos a impressão de que nunca existiram, de que apenas os imaginamos.
É nesse caso que se encontra "Cidadão Klein" (Telecine Emotion, 21h45), de Joseph Losey, um desses filmes incômodos, a respeito dos bons cidadãos franceses e católicos que, durante a Segunda Guerra, aproveitaram-se sem escrúpulo das dificuldades dos judeus.
Por ironia, Klein será confundido a partir de dado momento com um judeu que usa o seu nome -se ainda recordo razoavelmente a intriga.
Ironia das ironias, o papel de Klein foi para Alain Delon, que é um ator de muito talento e carisma, mas não é um homem exemplar. "Klein" é desses filmes em que Losey acertou a mão. Saudemos sua volta à circulação.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Aranha derruba Michael Jackson!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.