São Paulo, quinta-feira, 05 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO

Caixa revela bastidores de "Friends"

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Em 1994, quando a sitcom Friends, da NBC, chegava à TV norte-americana, ninguém poderia imaginar o fenômeno que estava por vir. Será?
O lançamento da primeira temporada completa de "Friends" em uma caixa com quatro DVDs revela algumas decisões tomadas pela direção da NBC na ocasião.
O primeiro DVD traz como extra os comentários, sem legendas em português, dos produtores-executivos da série Kevin S. Bright, Marta Kaufman e David Crane, que são feitos sobre cenas do episódio piloto. Praticamente todas as cenas são explicadas e contextualizadas.
Desde antes da estréia, os produtores e executivos da NBC mostraram uma grande preocupação em seguir uma linha politicamente correta. A vinheta de abertura, que mostrava os integrantes da série dançando e se divertindo em uma fonte, foi modificada -entrou no lugar uma outra, que intercalava tal sequência com cenas dos episódios.
"A NBC achou que a abertura poderia passar uma imagem negativa aos telespectadores, algo do tipo "somos jovens, somos descolados e ninguém pode conosco'", diz Kevin S. Bright no DVD.
Outra sequência também quase foi cortada. No piloto, Monica transa com o pretendente Paul, o "cara do vinho", no primeiro encontro. Novamente, a NBC teve medo de que os telespectadores pudessem julgar negativamente a série e a personagem. Devido a muito custo, o diretor James Burrows conseguiu manter a cena, fazendo com que Paul passasse a noite na casa de Monica e não o contrário.
Além da remasterização de som e imagens de cada episódio, algumas curtas cenas inéditas foram incluídas. Dificilmente quem não for "friendsmaníaco" irá notar. Na comparação com a atual temporada, criticada por não ser engraçada, os episódios de 1994 garantem muito mais diversão.


FRIENDS. Caixa com quatro DVDs.
Lançamento: Warner Home Video.
Quanto: R$ 99 (preço sugerido).



Texto Anterior: Festival: Upload fala as línguas independentes
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Na passarela de Miss Mundo, lá vamos nós
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.