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São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

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Clint Eastwood é favorito ao Oscar com "Sobre Meninos e Lobos", que trata de tragédias infantis

Maldição de infância

Reuters
Sean Penn (centro) em "Sobre Meninos e Lobos', filme de Eastwood que estréia hoje no Brasil


DO "LE MONDE"

Em seu mais recente trabalho como diretor -o 24º-, Clint Eastwood leva às telas um filme sombrio, em registro a meio caminho entre a investigação e o drama. E é com esse filme que o "velho caubói" já aparece como sério concorrente ao Oscar do ano que vem -anteontem foi anunciado que o longa ganhou o prêmio máximo da americana National Board of Review, considerado uma prévia do que acontecerá na premiação de Hollywood.
Em "Sobre Meninos e Lobos", baseado em romance de Dennis Lehane, três adultos voltam a confrontar-se com o horror, 30 anos após o trauma que marcou a infância de um deles.
Num subúrbio de Boston, três garotos inscrevem seus nomes no cimento. Dois pedófilos os surpreendem, levando Dave, um dos meninos. Vinte e cinco anos depois, com mulher e filho, Dave (Tim Robbins), que nunca abandonou o bairro, reencontra os dois amigos de infância.
A tragédia volta: a filha mais velha de Jimmy (Sean Penn) foi assassinada, e Sean (Kevin Bacon) é o policial encarregado da investigação. Dave, um dos últimos a avistar a vítima na noite do crime, torna-se suspeito. Jimmy inicia, então, uma investigação paralela.
É com essa sinistra história que Eastwood produziu um de seus melhores trabalhos até agora.
 

Pergunta - "Sobre Meninos e Lobos" estreou antes de "Matrix Revolutions" nos EUA, outra produção da Warner, de orçamento colossal. Como a Warner vê seu filme?
Clint Eastwood -
Não tenho muita vontade de chegar ao primeiro lugar nas bilheterias. Aposto no boca a boca. Enquanto estávamos rodando "Sobre Meninos e Lobos", eu disse muitas vezes, brincando, que meu maior aliado era justamente "Matrix". A Warner produziu as duas últimas partes da trilogia e se esqueceu do meu filme. Ela me deixou tranquilo. Para ela, era um filme de orçamento pequeno.

Pergunta - O que chamou sua atenção no romance de Dennis Lehane?
Eastwood -
O misto de gêneros. Não se sabe se é um policial ou um drama. Há duas histórias paralelas que acabam se juntando, e a complexidade da estrutura narrativa me instigou muito.

Pergunta - A cidade é uma protagonista importante em seus filmes.
Eastwood -
Uma cidade é um personagem. Se não fosse, eu teria podido fazer "Sobre Meninos e Lobos" num estúdio em Toronto, onde os custos de produção seriam menores. Mas isso não faria sentido. Tim Robbins, Sean Penn e Kevin Bacon foram para Boston bem antes das filmagens, cada um de uma vez, para se impregnar da atmosfera da cidade. Eu os fiz conhecer Dennis Lehane. E Kevin Bacon passou algum tempo com a polícia local.


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