São Paulo, segunda-feira, 05 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo cresce 13%, metade que em 2004

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo (sem considerar afiliadas) vai crescer este ano entre 12% e 13%, segundo Willy Haas, diretor-geral de comercialização. Assim, terá um faturamento líqüido (já descontadas comissões e bonificações de agências) de até R$ 4,3 bilhões.
A receita da Globo representa três vezes a de SBT e Record juntas -cada uma, sem contar afiliadas, deve faturar R$ 700 milhões.
O crescimento da Globo neste ano equivale à metade do de 2004, quando aumentou sua receita em 27% em relação a 2003.
Segundo Haas, o desempenho da emissora está "em linha" com o mercado. Os 13% estão acima da estimativa, no início do ano, de crescer 10%. Para o executivo, apesar do crescimento inferior a 2004, este foi um "ano positivo em razão da estabilização da economia". O crescimento de 2004 foi excepcional porque foi um ano de recuperação da economia.
O diretor da Globo afirma que a queda do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre de 2005 não afetou a publicidade.
Antônio Rosa Neto, consultor de mídia independente, discorda. "Quando o PIB cai, a propaganda tende a ter o dobro da queda", afirma. Segundo Rosa, ao contrário do que ocorreu em 2004, ainda há espaços para veicular anúncios na Globo neste mês.
As redes de TV foram afetadas neste semestre pela redução drástica de investimentos em publicidade por parte de estatais.

OUTRO CANAL

Ziriguidum A cúpula da Globo liberou a exibição de vinhetas de Carnaval com Luciana Gimenez (Rede TV!) e Adriane Galisteu (SBT), madrinhas de bateria de escolas de samba do Rio. As vinhetas já foram gravadas, mas dependiam de liberação da direção da emissora. Irão ao ar apenas na semana que antecede o Carnaval.

Dividida A TV Cultura não repartirá a transmissão da Copa São Paulo de futebol de juniores, em janeiro, apenas com Rede Vida e ESPN Brasil. A Rede TV! também vai mostrar a competição.

Imagem 1 O jornal "Meio & Mensagem", dirigido ao mercado publicitário, circula hoje com o resultado de uma pesquisa que traz um ranking dos veículos de comunicação mais admirados pelos profissionais da propaganda.

Imagem 2 Entre as TVs abertas, a Globo é, disparadamente, a mais prestigiada. A surpresa é o segundo lugar: a TV Cultura. Depois vêm MTV, SBT, Band, Record, CNT, Rede TV!, Rede 21 e Gazeta. O canal GNT lidera o ranking da TV paga, seguido pela Globo News.

Letras Apresentador do "Linha Direta", o jornalista Domingos Meirelles lança amanhã, no forte de Copacabana (Rio), "1930: os Órfãos da Revolução", seu segundo livro solo (o primeiro, de 1995, é sobre a Coluna Prestes). A obra retrata a Revolução de 30, que marca a ascensão de Getúlio Vargas.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Peter Jackson sobe ao topo do mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.