São Paulo, sábado, 06 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

O Derradeiro Assalto
Record, 10h15.
(Four Guns to the Broder). EUA, 1954, 83 min. Direção: Richard Carlson. Com Rory Calhoun, George Nader. Após assaltar um banco, quatro bandidos topam com índios que atacam um homem e sua filha. Faroeste que ganhou elogios de Jean-Luc Godard.

Viagem Fantástica
Bandeirantes, 13h30.
(Fantastic Voyage). EUA, 1966, 100 min. Direção: Richard Fleischer. Com Stephen Boyd, Raquel Welch, Edmond O'Brien, Donald Pleasence. Para salvar cientista que sofreu atentado, grupo de outros cientistas é miniaturizado e lançado em sua corrente sanguínea, a bordo de um submarino também em miniatura, de modo a, in loco, operar seu cérebro, retirando-lhe um coágulo. A aventura em todas as dimensões: macro e micro, exterior e interior, num belo filme.

A Vingança dos Monstros
SBT, 14h15.
(The Monster's Revenge). EUA, 1977, 94 min. Direção: Don Weiss. Com Fred Gwynne, Al Lewis, Yvonne De Carlo. "Revival" de seriado da TV (anos 60) sobre uma família de monstros. Dois de seus membros são, aqui, confundidos com robôs e perseguidos pela polícia.

Forrest Gump - O Contador de Histórias
Globo, 15h45.
(Forrest Gump). EUA, 1994, 142 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Tom Hanks, Robin Wright, Gary Sinise, Sally Field. Forrest Gump é o menino limítrofe que, graças à sua velocidade e pertinácia, termina como protagonista dos principais fatos da história contemporânea dos EUA. E conta, inocentemente, essas histórias. Um olhar meio crítico sobre os EUA, país aparentemente onde o tolo e o vencedor mais ou menos se igualam.

Ameaça Subterrânea
SBT, 16h15.
(Fire Down Bellow). EUA, 1997, 105 min. Direção: Feliz Enriquez Alcalá. Com Steven Seagal, Marg Helgenberger, Harry Dean Stanton, Kris Kristofferson. Ao investigar a morte de um agente do serviço de proteção ambiental (uma espécie de Ibama), Seagal descobre a existência de um poderoso do Kentucky que cultiva o hábito de despejar lixo tóxico nas minas de carvão, intoxicando toda a população local.

Jovem para Sempre
Bandeirantes, 20h.
(The Magic Bubble). EUA, 1991, 91 min. Direção: Alfredo e Deborah Ringel. Com Diane Salinger, John Calvin. Aos 40 anos, mulher encontra poção mágica que lhe garante eterna juventude.

A Arena da Morte
Record, 22h15.
(Cage). EUA, 1989, 95 min. Direção: Lang Elliott. Com Lou Ferrigno, Reb Brown. Fuzileiro naval dispõe-se a lutar na arena referida no título. Seu objetivo é vingar um amigo que salvara sua vida, durante a Guerra do Vietnã.

Bela Donna
Globo, 22h55.
Brasil, 1998, 111 min. Direção: Fabio Barreto. Com Natasha Henstridge, Eduardo Moscovis, Andrew McCarthy. Enquanto o marido procura petróleo no Ceará, mulher se apaixona por pescador. É inacreditável que, exibindo tão poucos filmes brasileiros, a Globo leve ao ar um abacaxi inominável como esse. Inédito.

Reflexo do Demônio 3
Bandeirantes, 0h.
(Mirror x Mirror 3 - The Voyeur). EUA, 1995, 91 min. Direção: Rachel Gordon/ Virginia Perfili. Com Billy Drago. Homem encontra na galeria de artes de sua mulher estranho espelho que lhe revela acontecimentos desagradáveis.

Intenções Perigosas
Bandeirantes, 2h.
(A Woman Scorned). EUA, 1993, 99 min. Direção: Andrew Stevens. Com Andrew Stevens, Shannon Tweed, Dan McVicar. Tweed, viúva de um executivo que se suicidou, arma plano contra o homem que julga ser responsável pelo ocorrido.

Parceiros por Acaso
Globo, 2h50.
(Bloodhounds 2). EUA, 1996. Direção: Stuart Cooper. Com Corbin Bernsen, Nia Peeples, Ian Tracey, Amy Yasbeck. Escritor de romances policiais tenta capturar "serial killer". O matador é especializado em estupradores que, segundo seu juízo, não foram punidos com a intensidade que deveriam ter sido.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Quando o Estado cria a exclusão

Parece incrível que "Natal da Portela" (Canal Brasil, 23h) mal tenha sido exibido a seu tempo (anos 80). Em todo caso, a trajetória do bicheiro e sambista Natal capta com sensibilidade a natureza do Estado padrasto brasileiro: nem protetor, nem eficiente, nem democrático, com tendência a compensar a falta de energia com autoritarismo.
Claro, "Natal" não trata disso. Trata de samba e jogo do bicho. Isto é, de como à margem do Estado se constitui um mundo singular, uma espécie de duplicação do Estado oficial.
A personalidade de Natal é não só uma evidência de como esse mundo marginal se organiza, mas de como a exclusão não é a anomalia; ao contrário, é o princípio de um Estado eficiente em seu objetivo, de criar a exclusão. (IA)

LITERATURA

GNT conta a vida do autor de "Senhor dos Anéis"
Hoje, às 7h e às 17h, o GNT exibe "J. R. R. Tolkien", documentário sobre o autor de "O Senhor dos Anéis". Apaixonado por mitologia e conhecedor de línguas antigas, Tolkien desenvolveu em seus livros um universo paralelo, criando populações, lendas e línguas.

MÚSICA

Multishow traz o jazz de John McLaughlin
O "Momento Jazz", que o Multishow exibe hoje, às 23h, traz o show "Jazz in Antibes", em que John McLaughlin, acompanhado pelo também guitarrista Kai Eckart-Karpeh e pelo percussionista Trilok Gurtue, entre outros, interpreta canções como "Blue in Green".


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Magos e astrólogos
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! Saiu o rap do colarinho-branco!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.