São Paulo, sábado, 06 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissora na Itália fracassou

DA SUCURSAL DO RIO

"A experiência da Tele Monte Carlo foi um fracasso", relata, ao Projeto Memória, Roberto Irineu Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, sintetizando como foi ter uma emissora na Europa, entre 85 e 94. O resultado foi fundamental para que a direção do grupo mudasse seu modelo de gestão no Brasil.
A experiência foi uma associação entre a Globo e a RAI, TV estatal da Itália, que compraram a TV Internazionale, dona dos direitos de transmissão em italiano da programação do sistema Tele Monte Carlo, de Mônaco.
O fracasso ocorreu por erros administrativos, pelo desconhecimento do jogo político e até pela resistência da família Berlusconi, que controla o maior grupo privado de comunicação italiano.
Enquanto os investimentos na Itália degringolavam, a Globo olhava para Portugal, onde, em 92, entrou na sociedade que constituiu a SIC, primeira TV privada do país. Até hoje, a emissora brasileira mantém participação no negócio. (ACF)



Texto Anterior: Levantamento cataloga dados dos programas
Próximo Texto: FOLHA INÉDITOS

O amigo russo e as almas aldeãs

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.