São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"LINHA DO TEMPO"

Richard Donner recorre à tradição para filmar viagem temporal

CÁSSIO STARLING CARLOS
EDITOR DO FOLHATEEN

1895 foi um ano que entrou para a história quando deu à luz duas geringonças. A primeira foi batizada como cinema. A segunda, como máquina do tempo, nasceu da imaginação descontrolada do escritor H.G. Wells (1866-1946) em romance homônimo.
Enquanto o tempo não pára de correr, as duas geringonças oitocentistas conservaram seu poder de enviar quem se dispõe a dar voltas no passado. As duas se reencontram mais uma vez em "Linha do Tempo", ficção mais que inverossímil baseada em "romance" de Michael Crichton.
Nesta "viagem", arqueólogos que pesquisam ruínas da França na época da Guerra dos Cem Anos (1337-1453) são enviados a 1357 para recuperar um deles perdido no tempo. Então, caem no meio da disputa sangrenta provocada pelo fim da dinastia dos Capetos e a subseqüente tentativa britânica de dominar a França.
Claro que o que interessa aqui não é a fidelidade histórica, mas sim o espírito de aventura.
Disso se desincumbe sem grande entusiasmo o eficaz Richard Donner (da série "Máquina Mortífera"). O interessante é que Donner recorre à tradição de capa-e-espada do cinema dos anos 40 e 50, em vez de se fiar apenas no poder dos efeitos especiais.
Por exemplo: filma de modo muito mais encantador uma chuva de flechas flamejantes do que a desintegração física dos viajantes no tempo. E as disputas cavaleirescas e amores corteses ganham mais destaque do que as explosões de três em três minutos do padrão vigente dos filmes de ação.
E nem adianta acusar "Linha do Tempo" de inverossimilhança, de furos no roteiro, de certa imperfeição dos efeitos. Afinal, esse filme é para quem é mais exigente com o sabor do refri e com a quantidade certa de sal na pipoca. Para os outros, Donner ajuda a libertar do tédio digital.


Linha do Tempo
Timeline
  
Produção: EUA, 2003
Direção: Richard Donner
Com: Paul Walker, Gerard Butler
Quando: a partir de hoje nos cines Center Norte, Eldorado e circuito



Texto Anterior: "Sob o Sol da Toscana": Comédia de clichês faz homenagem à Itália
Próximo Texto: Filmes/lançamentos: A Vida de David Gale
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.