São Paulo, quarta-feira, 06 de fevereiro de 2008

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Selo busca alternativa para pôr discos nas lojas

Abacateiro dá sociedade a envolvidos na confecção de CDs

RAQUEL COZER
DA REPORTAGEM LOCAL

As remissões marinhas nos títulos dos recentes álbuns de Pierre Aderne ("Alto Mar") e Alvinho Lancellotti ("Mar Aberto") são coincidência, mas os nomes em comum nos créditos de um e outro não omitem o parentesco dos dois trabalhos.
Lançados no início do ano, os CDs são os primeiros frutos do selo Abacateiro, idealizado por Aderne como uma espécie de cooperativa (ou "neo-sociedade alternativa"), em que todos os envolvidos (músicos, produtores, engenheiros de som, fotógrafos, capista, assessores jurídico e de imprensa etc.) são sócios -significando, também, que ninguém vê a cor do dinheiro até as vendas terem algum resultado expressivo.
"Queria evitar a parte burocrática de abrir empresa, arranjar sede, e então pensei em como reunir bons profissionais numa estrutura em que todos participassem dos royalties do produto final", diz Aderne, após convencer amigos de várias áreas a entrar nesse barco, que para ele próprio rendeu ao menos o lançamento de seu próprio álbum por aqui. "Pode ser que não ganhemos nada, mas tampouco vamos perder, e ainda estaremos participando de algo em que acreditamos."
O selo se propõe a lançar 30 títulos, divididos em duas categorias: o Abacateiro Música, que licencia discos já prontos (caso do CD de Aderne, lançado antes no Japão), e o Abacateiro Cru, com gravações ao vivo (como o de Alvinho, que não tinha planos de gravar nada além do trabalho com o Fino Coletivo, mas foi incentivado a participar pelo irmão Domenico).
Entre os próximos a chegar às lojas estão um CD com canções do coletivo Doces Cariocas (do qual participam Aderne e sua namorada, Alexia Bomtempo, além de Mú Carvalho e Marcelo Costa Santos), gravadas por Dadi, Domenico e outros; a versão ao vivo do "Brasil em Brasa", de Rogê, e o "Pista das Bananeiras", de João Donato e seu filho Donatinho.


SELO ABACATEIRO
Artistas:
Pierre Aderne ("Alto Mar") e Alvinho Lancellotti ("Mar Aberto")
Quanto: R$ 24, em média, cada um


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