São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Lux Interior, líder da banda The Cramps, morre aos 60

DA REPORTAGEM LOCAL

O fundador e vocalista da banda The Cramps, Lux Interior, cujo nome verdadeiro era Erick Lee Purkhiser, morreu, aos 60, na madrugada de anteontem na Califórnia (Estados Unidos), devido a complicações de problemas cardíacos.
Em nota divulgada anteontem, o agente de Interior disse: "Lux foi um líder destemido que transformou cada palco em que pisou num lugar de paixão, abandono e verdadeira liberdade. Ele é um ícone raro, cuja falta será muito sentida".
O Cramps surgiu em 1973, quando Interior e sua mulher, Kristy Wallace, conhecida como Poison Ivy, começaram a tocar juntos e fizeram parte da cena punk reunida em torno do mítico clube nova-iorquino CBGB's, da qual faziam parte Ramones e Talking Heads, entre outros.
Em shows e clipes, como "Bikini Girls with Machine Guns", o grupo, expoente do psychobilly -vertente do rockabilly misturado ao punk-, apresentava estética kitsch repleta de roupas de couro e influenciada por filmes de terror trash dos anos 50 e 60. Entre as bandas que influenciaram estão Jesus & Mary Chain, John Spencer Blues Explosion e The Horrors, entre outros.


Texto Anterior: Carlos Heitor Cony: Os Carnavais de Joãosinho Trinta
Próximo Texto: Fotografia de guerra é destaque de coleção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.