São Paulo, domingo, 06 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Canais esportivos investem em produção documental

Emissoras como ESPN e HBO encomendam filmes a diretores premiados para mostrar os bastidores dos jogos e das competições

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

Ver esporte na TV é uma das inúmeras tradições norte-americanas, mas agora o que acontece nos bastidores dos jogos e das competições está ganhando cada vez mais espaço na programação de alguns canais.
Emissoras como a ESPN e a HBO estão aumentando seu investimento em documentários esportivos. Os títulos não só estão tendo atenção do público, como também participam de importantes festivais de cinema.
Para isso, as emissoras estão apostando em nomes conhecidos do circuito de produção de documentários e também da ficção.
A HBO tem feito muito barulho com séries que mostram a preparação de times de futebol americano e hóquei antes do início do campeonato ou de uma partida decisiva.
A ESPN chamou profissionais como Barry Levison (de "Rain Man") e Alex Gibney, que ganhou o Oscar de melhor documentário em 2007 por "Taxi to the Dark Side", para dirigir os 30 documentários do projeto "30 for 30". O projeto é o principal investimento do canal para comemorar os seus 30 anos.
A série terminou no mês passado, mas, devido ao sucesso, ela deve continuar produzindo documentários com o selo "30 for 30".
Um dos filmes que mais se destacaram foi "Os Dois Escobares", dos irmãos Michael e Jeff Zimbalist (este é também o diretor de "Favela Rising", sobre um morador de Vigário Geral, no Rio).
A produção de cerca de duas horas trata das relações na Colômbia entre o tráfico (e o "cappo" Pablo Escobar) e o futebol (o segundo Escobar é Andrés, o zagueiro que foi assassinado semanas depois de fazer um gol contra na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos).
Jeff Zimbalist afirmou que, para dirigir o projeto, foi preciso contrabalançar a sua visão de cineasta -que quer valorizar o contexto social e político do país- e a necessidade do público da ESPN, que tem interesse nos eventos esportivos.
Porém, ele afirma que não houve interferência da emissora. "Eles nunca estiveram no set ou acompanharam as gravações", conta.
Além de passar na TV americana, o documentário, falado em espanhol (com legendas em inglês), foi escolhido para ser exibido na seleção oficial do Festival de Cannes do ano passado.
No Brasil, "Os Dois Escobares" foi exibido em 2010 na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A ESPN, que já transmitiu no país 23 dos 30 documentários, ainda não tem previsão de quando ele estreará na programação do canal.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: William Shatner vive pai rabugento em série
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.