São Paulo, quinta, 6 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bauru arma ``cilada emocional'' em homenagem a Mauro Rasi

FERNANDO DE BARROS E SILVA
enviado especial a Bauru

``Isso tudo é uma cilada emocional, não estava preparado.'' Foi assim que o dramaturgo Mauro Rasi resumiu o efeito da bateria de homenagens que recebeu anteontem em Bauru, interior de São Paulo, antes da estréia da peça ``Pérola'', que fica na cidade até domingo.
Escrita sob o impacto da morte de sua mãe, há três anos, ``Pérola'' se inspira no cotidiano da família Rasi na Bauru dos anos 50.
A peça ficou um ano em cartaz no Rio e outro em São Paulo. Foi vista por cerca de 200 mil pessoas. A cidade natal do autor aproveitou a volta do ``filho pródigo'' para retribuir o sucesso com uma mistura de sentimentalismo e humor, reproduzindo na vida real a estrutura dramática da própria peça.
O lado bem-humorado da homenagem ficou por conta do título que Rasi recebeu logo ao chegar à cidade, na terça à tarde. Ganhou uma plaqueta com a inscrição ``Hóspede Oficial de Bauru''.
À noite foi a vez das lágrimas. Em cerimônia na Universidade do Sagrado Coração (USC), onde a peça está em cartaz, Rasi recebeu das freiras o certificado de conclusão do curso de música do conservatório Pio 12, que ele havia terminado em 1968, quando foi para Paris.
A seguir, recebeu o título de professor emérito do curso de Artes Cênicas da universidade. Rodeada por várias freiras e ao lado do bispo de Bauru, dom Aloysio Leal Penna, a reitora da USC, irmã Jacinta Turolo Garcia, fez então um discurso saudando o dramaturgo.
A atriz Vera Holtz, que interpreta Pérola, começou a chorar ao ouvir a reitora. Chorou sem parar por mais de um minuto. No final, abraçou Rasi longamente e lhe deu um beijo na boca.
``Eu sou tímido, não sei falar, estou muito comovido. O único presente que posso dar a vocês todos é essa pérola nativa, que foi extraída daqui, desse oceano de Bauru'', disse Rasi.
A noite de homenagens terminou com o lançamento do livro ``Mauro Rasi: a Vida na Magia do Teatro'', escrito por Besma Massad, professora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações da Unesp de Bauru.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã