São Paulo, sexta, 6 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro Soros movimenta a cidade

do enviado a Sarajevo

A arte contemporânea se fortalece em Sarajevo graças a duas entidades: o Centro de Arte Contemporânea Soros e a galeria Obala.
O primeiro é um dos 20 centros de apoio ao desenvolvimento das artes contemporâneas sediados em cidades da Europa do Leste e financiados pelo empresário e mecenas George Soros (veja quadro ao lado).
A Soros iniciou suas atividades na cidade em 1996. No ano passado, realizou sua mais importante mostra, "Meeting Point", em um antigo "hamam" (casa de banho pública) da cidade. A mostra reuniu nomes como Soba, Trio Sarajevo, Kurt e Plasto, Nusret Pasic, Alma Fazlic, Lejla Hodzic e Alma Suljevic (leia texto nesta página).
O orçamento anual da Soros é de US$ 180 mil e suas prioridades são uma mostra anual, desenvolver projetos de arte contemporânea em mídias eletrônicas, criar biblioteca e hemeroteca especializada na área e organizar documentação sobre artistas locais.
A galeria Obala, de Miro Purivatra, também organizador do festival de cinema da cidade, promove cerca de seis exibições por ano: duas com artistas do exterior, duas com artistas locais e duas coletivas. "Durante muito tempo, Sarajevo não teve uma galeria especializada em fotografia e a Obala cumpriu esse papel. Agora estamos organizando com agências internacionais uma mostra das melhores fotos da guerra", disse Purivatra.
Entre as mostras organizadas pela galeria durante a guerra estão uma individual do francês Christian Boltanski e a primeira individual de Soba. "Foi um grande sucesso. Depois da mostra, ele recebeu muitos convites para expor na Croácia, Luxemburgo e França. Foi ótimo para ele e para nós também", disse Purivatra.
As artes plásticas ganharam novo alento em fevereiro último, com a reabertura da Galeria Nacional da Bósnia-Herzegóvina, reconstruída com o patrocínio do governo suíço e reinaugurada com uma mostra do pintor suíço Ferdinand Hodler (1853-1918). (CF)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.